Agora a conta é simples e básica. Falta apenas uma rodada para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro e não adianta mais viajar na matemática. Embora um empate garanta sem depender de outros resultados o acesso, o Atlético-PR pode até ser goleado pelo Paraná Clube no próximo sábado, na última rodada do certame, que estará garantido na Série A em 2013.

Para isso, basta o São Caetano não vencer o Guarani fora de casa, em partida disputa no Brinco de Ouro da Princesa. Ainda, no caso de vitória do Azulão, se o Vitória perder para o Ceará, na Bahia, o Furacão também se garante na elite mesmo sendo goleado, neste caso, se a diferença para o Paraná não passar de 16 gols.

Matemática

Em caso de ser goleado pelo Tricolor da Vila, o Furacão ficaria com 70 pontos. Se o São Caetano empatar com o Guarani fora de casa, somará 69 pontos e se perder ficará com 68, não alcançando o Atlético. O que deixa mais complicada a situação para a equipe paulista é o fato do Bugre estar lutando contra o rebaixamento. Se o alviverde perder em Campinas, corre sérios riscos de entrar na Zona de Rebaixamento e cair à Série C em 2013. Com isso, nem a famosa mala branca será necessária para dar um ânimo a mais aos jogadores bugrinos, que decidem a própria vida na próxima rodada.

Se o Azulão superar as dificuldades e vencer, o Atlético ainda assim poderá ser goleado e garantir o acesso à Série A em 2013. Para isso, basta o Vitória perder para o Ceará em jogo disputado em Salvador. Neste caso, o Furacão não poderia tomar mais de 16 gols do Paraná, já que é neste número que beira a vantagem de saldo de gols que garante a melhor classificação do Atlético frente ao rival baiano.

Empate garante

Um empate frente ao Paraná Clube garante, sem depender de qualquer outro resultado, a volta do Atlético à Série A. Pesa a favor do Furacão o fato do Tricolor estar há quatro anos sem vencer o rival rubro-negro. Porém, os torcedores e jogadores paranistas irão fazer o possível para não dar de mão beijada o acesso ao rival.

Vitória pode dar o vice-campeonato

Uma vitória do Atlético contra o Paraná Clube e uma derrota ou empate do Criciúma fora de casa contra o Avaí, garante ao Furacão o vice-campeonato da Série B de 2013, deixando o rubro-negro atrás apenas do Goiás.

Sem acesso

Por fim, o Furacão ficará de fora da Série A de 2013 no caso de perder para o Paraná, o São Caetano vencer o Guarani e o Vitória empatar ou vencer o Ceará. No caso destas combinações, o Atlético terá que amargurar mais um ano na divisão de baixo do Campeonato Brasileiro.