Há 16 anos o Atlético disputa a Série A do Campeonato Brasileiro e, neste sábado (21), inicia a sua caminhada contra o xará mineiro, em Belo Horizonte, às 18h30. A expressiva marca de anos consecutivos na elite do futebol se iguala a de outros cinco clubes que irão disputar a Primeira Divisão em 2011: São Paulo, Flamengo, Internacional, Santos e Cruzeiro.

A temporada do ano passado, quando o time foi quinto colocado, marcou a quarta melhor campanha rubro-negra da história. Nessa que será a 32ª participação do Atlético na Série A, o time tem a expectativa de superar as boas campanhas feitas em 2004 (vice-campeão) e em 1983 (quarto colocado) para igualar as apresentações impecáveis que levaram o Furacão ao título sobre o São Caetano, há exatos dez anos.

Desde que a fórmula de disputa do Campeonato Brasileiro foi alterado e passou a obedecer os pontos corridos, o time da Arena da Baixada é o quinto na pontuação e, ao lado do Flamengo, já conquistou 463 pontos na competição. A melhor somatória aconteceu no vice-campeonato de 2004 e a segunda no ranking de melhores pontuações foi conquistada no ano passado, quando o time se recuperou no fim do Campeonato e brigou pela vaga na Libertadores.