A Confederação Sulamericana de Futebol – Conmebol – divulgou seu ranking atualizado nesta terça-feira e considerou os resultados conquistados pelos clubes nos últimos cinco anos, ao contrário das avaliações anteriores que levavam em conta as conquistas de todos os tempos. Nesse período, o líder é a LDU, do Equador, com 538.23 pontos; seguido por Internacional, com 529.66 e Estudiantes, da Argentina, com 472.66. Os pontos são calculados segundo o número de vitórias, empates, classificações e títulos ganhos.

Juan Mabromata/France Press
Bolaños é um dos destaques do time equatoriano

Cruzeiro, São Paulo e Fluminense estão entre os dez primeiros colocados na lista da Conmebol. Entre os times do Trio de Ferro, o Atlético-PR aparece na 54ª colocação, com 49,13 pontos, o Paraná Clube tem 15,3 pontos e ocupa a posição de número 100 e o Coritiba está quatro posições atrás do Tricolor, com apenas 13,6 pontos. Maior vencedor da Copa Libertadores, com sete títulos, o Independiente e o Boca Juniors, com seis, são o décimo e sexto colocados, respectivamente. A surpresa fica por conta da ausência do Racing, campeão da competição sulamericana em 1967.

A lista conta com 127 clubes, sendo que o Brasil tem a maioria de times relacionados: 21, seguido por Argentina, que tem 15, Colômbia, com 14, Peru (12), Venezuela e México (11), Chile e Uruguai, com dez e, finalmente, Bolívia, Paraguai e Equador, que tem sete representantes cada um. A próxima atualização do ranking será feita no próximo dia 23, às 12h (horário de Buenos Aires), quando as quartas de final da Libertadores serão definidas.

Confira os quinze melhores do ranking:

Site Oficial da Conmebol