Amanhã é dia de mais um grande clássico do futebol paranaense: é dia de Atletiba. Atlético e Coritiba se enfrentam neste domingo, a partir das 17h, na Arena da Baixada, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Jogando em casa, o Furacão precisa da vitória para tentar escapar do rebaixamento, enquanto o Verdão depende apenas de si, de uma vitória, para se classificar à Libertadores.

Esse será o 348º Atletiba da história das duas equipes. Em 347 jogos disputados até aqui, foram 133 vitórias do Coritiba, 108 triunfos do Atlético e mais 106 empates. O Verdão marcou 530 gols e o Furacão balançou as redes em 477 oportunidades. A primeira partida aconteceu no dia 08 de junho de 1924, quase três meses depois da fundação do Atlético, e terminou com vitória coxa-branca por 6 a 3.

Em Campeonatos Brasileiros da primeira divisão, já foram disputados 26 Atletibas, com dez vitórias alviverdes, oito rubro-negras e nove empates. Pela Série B, quatro jogos movimentaram o maior clássico do estado, sendo uma vitória para cada lado e dois empates. No primeiro turno do Brasileirão 2011, empate em 1 a 1 no Couto Pereira, no dia 27 de agosto.