Hoje é dia de mais um grande clássico do futebol paranaense: é dia de Atletiba. Atlético e Coritiba se enfrentam neste sábado, a partir das 18h, no Couto Pereira, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Jogando em casa, o Verdão quer se aproximar do G4 e da tão sonhada vaga na Libertadores da América de 2012. Já o Furacão quer sair de vez da zona do rebaixamento e quebrar um tabu de três anos sem vencer o rival.

Além, é claro, de toda motivação natural que um clássico carrega por si só. Esse será o 347º Atletiba da história das duas equipes. Em 346 jogos disputados até aqui, foram 133 vitórias do Coritiba, 108 triunfos do Atlético e mais 105 empates. O Verdão marcou 529 e o Furacão balançou as redes em 476 oportunidades. A primeira partida aconteceu no dia 08 de junho de 1924, quase três meses depois da fundação do Atlético, e terminou com vitória coxa-branca por 6 a 3.

Os dois rivais voltam a se encontrar no Brasileirão depois de dois anos, já que o Coritiba jogou a Série B no ano passado. Em Campeonatos Brasileiros da primeira divisão, já foram disputados 26 Atletibas, com dez vitórias alviverdes, oito rubro-negras e oito empates. Pela Série B, quatro jogos movimentaram o maior clássico do estado, sendo uma vitória para cada lado e dois empates.

Jejum atleticano

Já fazem três anos desde a última vitória do Atlético em cima do Coritiba. O último triunfo rubro-negro foi em 04 de maio de 2008, placar de 2 a 1 para o Furacão, na Arena da Baixada, pela final do Campeonato Paranaense daquele ano. Mesmo com a derrota, o Coritiba levantou a taça do estadual pois havia vencido o jogo de ida por 2 a 0, no Couto Pereira. Desde maio de 2008, foram disputados dez clássicos, com cinco vitórias do Coritiba e cinco empates.

Pelo Brasileirão, o Furacão não vence o Coritiba desde 15 de outubro de 2005, quando derrotou o rival por 2 a 1, no Couto Pereira. De lá pra cá, aconteceram apenas quatro clássicos pelo campeonato nacional, dois em 2008 (ambos terminaram empatados em 1 a 1) e outros dois em 2009 (empate em 0 a 0 e vitória alviverde por 3 a 2). Isso porque o Verdão jogou a Série B em 2006, 2007 e 2010 e aí não houve Atletiba pelo Brasileirão.

Números à parte, o jogo deste sábado promete ser mais um importante capítulo na história de Atlético e Coritiba e também do futebol paranaense. E a rádio Banda B, é claro, estará lá para trazer todos os detalhes do Atletiba de número 347.