Por Rodrigo Dornelles

Neste final de semana será dado o kickoff para a Superliga Nacional de Futebol Americano. A bola oval começa a voar pelos ares de todo país no campeonato brasileiro. E quatro dos tradicionais times paranaenses estarão na disputa. Um deles é o Brown Spiders FA, um dos pioneiros do esporte no Brasil. O linebacker Fabio Marques fala à Banda B sobre a expectativa para o campeonato.

Terminado o Paranaense, em que o Spiders foi eliminado na semifinal, a preparação começou para a equipe dos aranhas. E segundo o número 56 do Brown, intensidade é a palavra que resume este período. “Se tem uma palavra que define nossa preparação para essa competição, essa palavra é intensidade. Treinamos duro, deixamos nossas famílias de lado por momentos nos finais de semana, e até mesmo durante a semana, para ficarmos na melhor forma técnica e física possíveis para competir. Se queremos ser os melhores, temos que treinar como os melhores e enfrentar os melhores”, disse Fabio Marques. “A gente se preparou para ir longe”, acrescentou.

Spiders mira playoffs da Superliga. (Rodrigo Dornelles/ Banda B)

Spiders mira playoffs da Superliga. (Colaboração Lara Farias)

Em 2016, um novo formato entra em vigor. Será a primeira edição do campeonato nestes moldes. Com a unificação das duas maiores ligas nacionais existentes (Torneio Touchdown e LBFA), uma nova competição nasce, colocando os maiores times do país frente a frente na luta pelo título.

Para Fabio Marques, a Supeliga será um ponto positivo para o crescimento do futebol americano no Brasil e a expectativa do Spiders é por fazer bonito já nesta primeira edição. “Positivo demais, sem dúvidas. Acaba aquela briga de que uma liga é melhor que a outra e equipes supercampeãs vão poder provar quem é a melhor, de fato. Para nós, tudo é muito novo, mas gostamos do formato. Queremos, no mínimo, chegar aos playoffs da competição”, projetou o jogador.

Time parananense busca vitória fora na estreia. (Colaboração Lara Farias)

Time parananense busca vitória fora na estreia. (Colaboração Lara Farias)

O campeonato contará com 31 equipes de todo o país, divididas em quatro conferências, Nordeste, Oeste, Leste e Sul. Cada uma dessas conferências é dividida em dois grupos. Na Conferência Sul, o grupo G é composto por Coritiba Crocodiles, Brown Spiders FA e São José White Sharks Istepôs-SC. No grupo H estão Foz do Iguaçu Black Sharks, Juventude FA-RS,Paraná HP e Timbó Rex-SC. Essas equipes jogam todas contra todas e os campeões de cada grupo, além das duas equipes com melhor índice técnico dentro da Conferência, se classificam para os playoffs.

A estreia do Brown Spiders é neste sábado (9), fora de casa, diante do Juventude FA, campeão gaúcho em 2015 e vice-campeão estadual nesta temporada. Fabio Marques espera um confronto difícil, mas confia em uma vitória paranaense. “Vencemos eles no ano passado aqui, mas agora o mando é deles. Vamos pegar uma viagem longa, o clima por lá estará ameno, mas estamos focados, preparados e queremos fazer um combate de gigantes contra eles. Sabemos da qualidade técnica deles, mas sabemos também que temos um potencial muito grande. Com certeza vamos pra cima e vamos proporcionar um grande jogo. Se tudo der certo, e vai dar, traremos a vitória na bagagem”, afirmou o linebacker do Spiders.