O ano de 1973 marca a estreia do clássico Atletiba no Campeonato Brasileiro. Desde então, foram 26 partidas disputadas e, embora o restrospecto seja equilibrado, é o Coxa quem leva vantagem no número de vitórias e gols marcados. Foram dez triunfos do Alviverde, oito do Furacão e oito empates. Na contagem de gols, 28 são a favor do Coritiba e 25 foram marcados pelo Rubro-negro.

Coritiba e Atlético não disputam um clássico pelo Brasileiro há quase dois anos.No último encontro, o Coxa fez a lição de casa e venceu o rival por 3 a 2, no Couto Pereira. E se o assunto é jogar em casa, diante da torcida coxa a hegemonia também é verde e branca: são seis vitórias do Coritiba, três do Atlético e quatro empates. O ano de 2005 marca a última vez que o Furacão fez o papel de visitante indesejado e venceu por 2 a 1, em pleno Couto.

E com desfalques do lado coxa-branca, que não terá Leandro Donizete, Jonas e Maranhão, e time completo do lado rubro-negro, o Atletiba de número 347 acontece no próximo sábado (27), às 18h, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.