Do Portal Terra

A esquiadora Lais Souza passou por novos procedimentos cirúrgicos nesta quinta-feira (30), em Salt Lake City, nos Estados Unidos, e já tem um meio de se comunicar com os médicos. Ainda sem mexer pernas e braços, ela pode formar palavras com os olhos, por meio de um aparelho aliado a uma tela de computador.

Os médicos do Hospital Universitário de Utah explicaram que o mecanismo funciona a partir de palavras prontas na língua portuguesa. O paciente só precisa direcionar o olhar para um teclado e, assim, originam-se frases. O estado da ex-ginasta ainda é crítico.

Nesta quinta-feira, Lais também passou por uma traqueostomia (procedimento que realiza uma abertura na traqueia para facilitar a respiração, com ajuda de aparelhos) e uma gastrostomia (introdução de uma sonda alimentar). Sendo assim, os aparelhos que a ajudavam a respirar e se alimentar foram retirados.

Laís se acidentou na noite da última segunda-feira em uma montanha em Salt Lake City e teve de passar por uma cirurgia na coluna. Ela está internada no Hospital da Universidade de Utah e respira com ajuda de aparelhos. A brasileira se preparava para disputar os Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi.