Por Felipe Dalke

Este domingo (02) é um dos dias mais importantes para o esporte mundial, é o dia que acontece o Super Bowl XLVIII, entre Denver Broncos e Seattle Seahawks, no Metlife Stadium, em New Jersey, às 21h30 no horário de Brasília. O duelo será marcado por uma batalha de quarterbacks, já que um deles, Peyton Manning, é uma lenda da NFL, um dos maiores lançadores da história da liga, e um dos cinco quarterbacks que tem mais de 50 mil jardas aéreas, contra um novo fenômeno chamado Russell Wilson, que é praticamente um calouro, estando na liga há apenas dois anos.

Denver Broncos

Lendário Peyton Manning já está com 37 anos

Lendário Peyton Manning já está com 37 anos

A equipe do Denver Broncos, campeão da NFL por duas vezes (1997 e 1998), comandada por Peyton Manning, tem o ataque mais incrível da liga neste ano, com 606 pontos marcados, líder em jardas percorridas e jardas percorridas após passe. Esta pode ser a última temporada de Peyt, já que o camisa 18 dos Broncos não aguenta mais a pegada forte dos jogos durante toda a temporada, ainda mais por ter tido quatro lesões complicadas em sua carreira.

O ataque do Broncos é tão bom justamente pela presença de Manning, que dá uma certa tranquilidade à toda equipe e consegue consagrar os wide receivers, principalmente Wes Welker e Demaryius Thomas (um dos líderes de recepções na temporada), que são os mais acionados do ataque. Quem tem um bom aproveitamento também são os Running Backs: Knowshon Moreno e Montee Ball costumam conseguir boas jardas para a equipe de Colorado.

A defesa também é bem postada, porém, costuma sofrer em situações simples. A secundária apresenta vários problemas que podem ser muito bem explorados pela equipe do Seahawks e resultar em uma derrota para o time do técnico John Fox.

Seattle Seahawks

Surpreendente, Russell Wilson tem apenas 25 anos

Surpreendente, Russell Wilson tem apenas 25 anos

O Seahawks tem uma grande chance de conquistar o seu primeiro Super Bowl neste domingo, esta é a segunda vez que o time de Seattle consegue chegar na final da liga. A equipe do jovem Russell Wilson, de apenas 25 anos foi uma surpresa durante toda a temporada, justamente pelos ótimos jogos realizados pelo quarterback, que está na NFL desde 2012. Desde que virou titular, Wilson acabou sendo bastante criticado por toda a imprensa de Seattle, já que ele é o quarterback mais baixo da liga, com 1,80m de altura.

Se o Broncos tem o melhor ataque da liga, o Seahawks tem a melhor defesa, tendo sofrido apenas 231 pontos durante toda a temporada da NFL, com uma média de 14,4 pontos sofridos por jogo. A defesa comandada por Richard Sherman, melhor cornerback da liga, conta com alguns pilares como Kam Chancellor, Byron Maxwell e principalmente Earl Thomas III, um gigante na cobertura defensiva do Seattle.

Mas para quem acha que é apenas a defesa que se destaca, está muito errado. Além da versatilidade de Russell Wilson, o time do técnico Pete Carroll, conta com um Running Back monstruoso chamado Marshawn Lynch, que impressionou a todos durante toda a temporada 2013/2014. Os wide receivers não são tão bons, porém, esforçados e conseguem fazer boas recepções nos belos passes de Wilson, os principais são Golden Tate, Doug Baldwin, Jermaine Kearse e o tight end Kellen Davis.

Opinião de um gigante

Tive a oportunidade de entrevistar o narrador da ESPN, Everaldo Marques, que no dia 17 de dezembro, quando os playoffs estavam acontecendo, me disse que apostava que o Super Bowl seria disputado justamente entre Denver Broncos e Seattle Seahawks. Quer saber quem ele acha que vai ganhar? Ouça a entrevista completa com ele aqui no Blog Mundo Afora e além de saber o palpite, aprenda um pouco mais sobre o esporte e também sobre a liga americana que movimenta torcedores ao redor do mundo, além da carreira do grande Everaldo Marques.

Entrevista com Everaldo Marques

17.12 – ENTREVISTA EVERALDO MARQUES