1780457_636895453042026_1057394385_o

Este dia 21 de março é histórico para o futebol brasileiro e mundial, além de também marcar a data que a lenda do automobilismo Ayrton Senna nasceu (e hoje faria 54 anos). Apenas um dia após a morte do grande Bellini, capitão da Seleção Brasileira em 1958 e o “autor” do gesto de levantar a taça acima da cabeça, um dos maiores gênios da história do futebol mundial completa 34 anos: Ronaldo de Assis Moreira para poucos ou então Ronaldinho Gaúcho para nações.

Ronaldinho Gaúcho, uma lenda

Ronaldinho Gaúcho, uma lenda

Ronaldinho já era considerado uma grande promessa desde a época que atuava pelo time de futsal do Grêmio e quando começou a jogar no campo, se destacou muito. Chegou a ser considerado uma das maiores revelações da história do futebol brasileiro e esse título não pesou tanto nos ombros do meia, que em 2001, foi para o Paris Saint-Germain, atuando no futebol francês que era pouco acompanhado pelos brasileiros.

O nível do futebol só aumentou e em 2002 assumiu a titularidade da Seleção Brasileira e ao lado de Ronaldo, Rivaldo, Roberto Carlos e outros craques, foi campeão do mundo. A valorização pelo passe de Ronaldinho foi colocado a mostra quando o Barcelona pagou uma bagatela de 21 milhões de euros. Sua estreia aconteceu nos Estados Unidos em um amistoso marcado contra o Milan e o craque agradeceu as boas vindas com um gol.

O auge foi em 2004 e 2005, quando foi eleito o melhor jogador do futebol durante ambas as temporadas. Um gênio encostando na bola, tinha uma habilidade incrível para driblar (entortar, na verdade) qualquer adversário e ainda fazia gols magistrais. Batia faltas, pênaltis, escanteios, dava assistências e balançava as redes.

Teve uma queda gigantesca em sua carreira, quando foi para o Milan e não desempenhou o mesmo futebol apresentado na Catalunha, porém, a diferença de ter um Ronaldinho em campo é gigantesca. Isso foi provado em 2013, alguns meses depois de sair do Flamengo, e conquistou a Libertadores da América, sendo o grande nome do Atlético-MG.

Parabéns, craque, lenda ou gênio, como quiserem chamar. Que jogue mais alguns anos pois é incrível poder ver um baita camisa 10 atuando no Brasil.

Ainda em tempo:

Hoje tivemos o sorteio das quartas de final da Champions League e os jogos serão os seguintes:

Barcelona x Atlético de Madrid (dia 1º de abril)
Manchester United x Bayern de Munique (dia 1º de abril)
PSG x Chelsea (dia 2 de abril)
Real Madrid x Borussia Dortmund (dia 2 de abril)