Bacalhau com migas crocantes

Ingredientes:

400g de lombo de bacalhau (a parte das aparas tem um gosto muuuito forte, sempre prefira o lombo)

300g de inhame (o suficiente para forrar a sua forma)

Cerca de 700 ml de leite de e amêndoas sem adoçar (1 copo de amêndoas para 3 de água)

4 colheres de sopa de biomassa de banana verde

3 cebolas cortadas em pétalas

1 maço de salsinha

1 copo de vinho branco seco

Azeite de oliva

5 fatias de pão sem glúten da sua preferência (opcional) ou amêndoas laminadas

Modo de preparo:

Para tirar o sal do bacalhau: Comece do dia anterior. Deixe o bacalhau em uma bacia com água na geladeira e troque a água de 4 em 4 horas (ou quando você tiver tempo), faça isso pelo menos umas 5 vezes.

No dia: Ferva o bacalhau por 10 minutos. Deixe esfriar e retire todas as espinhas dele (são bem grandes!), com as mãos separe o bacalhau em pétalas.

Leve a frigideira o azeite de oliva e as cebolas, em seguida adicione o bacalhau. Depois de 1 minutinho, adicione o vinho branco e deixe evaporar o álcool, fogo alto por cerca de uns 2 minutos. Adicione a salsinha e desligue o fogo. Esta parte está pronta.

Descasque e corte os inhames em rodelas finas. Leve para cozinhar com água. Cozinhe até estar macio, mas sem desmanchar.

Para o molho branco refogar cebola e alho, coloque o leite de amêndoa não adoçado e engrosse com amido de milho se possível orgânico!

Para as migas: Despedace o pão sem glúten em pedaços pequenos, regue com azeite e leve ao forno para tostar. Quando estiver dourado, retire do forno. Ou toste as amêndoas laminadas na frigideira para dourarem – da um crocante no prato!

Montagem:

Em uma travessa (de vidro fica mais bonita), faça uma cama com o inhame, em seguida coloque o bacalhau, cubra com o molho e leve ao forno. Quando estiver borbulhando está pronto. Retire e jogue as migas por cima e sirva.

Enviado por: Priscila de Jesus Poletto

* A Banda B não testou e não se responsabiliza pelas receitas aqui publicadas.