Uol

Último episódio que foi ao ar no México mostra a mais recente aquisição de Dona Florinda: uma máquina de lavar, ostentação diante dos demais moradores da vila Imagem: Reprodução

Afinal, qual foi o último episódio de “Chaves”? Essa questão não é tão simples de se responder, especialmente para o público brasileiro, já que o seriado transmitido pelo SBT desde 1984 não teve seus capítulos exibidos na ordem original.

Salvo algumas situações de episódios efetivamente ligados entre si – caso da viagem à Acapulco -, a grande maioria dos episódios chegaram ao público de maneira completamente aleatória.

Sendo assim, é possível se basear somente na exibição original mexicana. Ao todo, “Chaves” teve 312 episódios, exibidos originalmente entre 26 de fevereiro de 1973 e 7 de janeiro de 1980 – alguns deles não foram transmitidos em outros países além do México. Passado esse período, a Televisa – emissora mexicana que exibia o seriado – decidiu que “Chaves” não teria mais um horário próprio em sua grade, se tornando um quadro do programa “Chespirito”.

O fim

O último episódio da série foi “A máquina de lavar” (também chamado de “Antes um tanque que funcionando do que uma lavadora encrencada” no Brasil, em sua redublagem), que fechou a sétima temporada do seriado no México. É um episódio como qualquer outro e, curiosamente, foi exibido no Brasil durante o primeiro ano de “Chaves” por aqui.

Leia a matéria completa aqui.