Todos os anos, milhares de pessoas são vítimas de algum tipo de animal. E estamos falando de qualquer tipo de bicho. Desde enormes caçadores, até parasitas e aqueles de estimação que o acompanham todos os dias. Por isso, é bom estar sempre muito bem preparado e ciente dos perigos representados pelos animais que mais matam humanos todos os anos.

A lista que vamos oferecer a seguir mostra exatamente isso. Os 15 animais que mais matam humanos todos os anos. Você vai se surpreender com alguns bichos que aparecem na lista. Alguns deles já são esperados, enquanto outros representam uma verdadeira surpresa – inclusive para nós.

Os 15 animais que mais matam seres humanos

Portanto, prepare-se para conhecer uma lista verdadeiramente assustadora. Além de listar os 15 animais que mais matam seres humanos todos os anos, também vamos separar o número de vítimas fatais por ano. Esse é um número médio, levando em conta o que acontece nos últimos anos.

15. Tubarões

Tubarão, um dos animais que mais matam

  • Número de vítimas fatais por ano: 15 pessoas

Os predadores das águas podem até estar em último lugar da lista, mas não é por isso que devem ser subestimados. Nos últimos três anos, o Brasil esteve entre os países com mais mortes por ataques de tubarão. Apesar da fama de ser um assassino cruel, o número de vítimas fatais não passa de 15 por ano. As espécies que mais atacam seres humanos são o Tubarão Branco e o Tubarão Touro.

14. Lobo

Lobo, um dos animais que mais matam

  • Número de vítimas fatais por ano: 15 pessoas

Os lobos não são tão maus quanto contam as fábulas, mas podem ser bastante perigosos. Empatados com os tubarões, esses animais matam cerca de 15 pessoas por ano. Os casos mais graves envolvem vários bichos da espécie ao mesmo tempo. Eles geralmente atacam em bandos, diminuindo consideravelmente as chances de sobrevivência.

13. Leão

Leões, um dos animais que mais matam

  • Número de vítimas fatais por ano: 100 pessoas

Os leões as vezes podem parecer animais dóceis, mas isso nem sempre é verdade. Um aprova disso é o fato de o rei da floresta ser considerado um dos animais que mais matam seres humanos. Todos os anos, cerca de 100 vidas são levadas por esses predadores naturais e bastante agressivos

12. Elefante

Elefante, um dos animais que mais matam

  • Número de vítimas fatais por ano: 100 pessoas

Outro animal que geralmente é considerado dócil é o elefante. Porém, ele é tão perigoso quanto um leão, matando cerca de 100 pessoas anualmente. As mortes geralmente estão associadas à invasão do habitat natural desses bichos, que reagem como uma forma de proteção. Por serem grandes, qualquer golpe pode ser fatal.

11. Hipopótomo

Hipopótamo, um dos animais que mais matam

  • Número de vítimas fatais por ano: 500 pessoas

Quando encontramos hipopótamos nos zoológicos, é difícil imaginar esse como um dos animais que mais matam seres humanos. Porém, o seu jeito desastrado (e por vezes agressivo) causa centenas de mortes todos os anos. Em média, 500 acidentes fatais acontecem a cada ano.

10. Crocodilo

Crocodilo, um dos animais que mais matam

  • Número de vítimas fatais por ano: 1.000 pessoas

O crocodilo é um dos animais mais ameaçadores da Terra. Portanto, não é uma surpresa encontrá-lo na lista de animais que mais matam seres humanos. Os ataques geralmente estão relacionados com a invasão de seus territórios, mas há casos em que os acidentes não pareciam estar relacionados a isso. Por isso, é bom tomar muito cuidado e ficar sempre distante desse tipo de bicho.

9. Solitária

Solitárioa, um dos animais que mais matam

  • Número de vítimas fatais por ano: 2.000 pessoas

Também conhecida como tênia, as solitárias são vermes que vivem no intestino de alguns animais. Nos seres humanos, contraímos essa parasita através da alimentação. Quando contaminados, os sintomas mais frequentes são náuseas, fraquezas, diarreia, dores abdominais, fome ou perda de apetite. Nos casos mais graves, a condição realmente causa a morte do indivíduo.

8. Lombriga

Lombriga, um dos animais que mais matam

  • Número de vítimas fatais por ano: 2.500 pessoas

Esse pequeno verme consegue ser ainda mais mortal do que a tênia. Eles podem ser encontrados no intestino do homem, são roliços e medem aproximadamente 25 centímetros. O grande problema é que seus ovos são super-resistentes, capazes de aguentar por um ano em condições bem adversas.

7. Caramujo-de-água-doce (Schistossoma mansoni – Esquistossomose)

Caramujo, um dos animais que mais matam

  • Número de vítimas fatais por ano: 10.000 pessoas

Apesar de parecer inofensivo, é através do caramujo-de-água-doce que temos a transmissão de uma das doenças mais mortais. O Schistossoma mansoni, causador da Esquistossomose, usa o animal em seus ciclos evolutivos. É por isso que esse caramujo está na lista de animais que mais matam seres humanos, com uma média de 10 mil vítimas fatais todos os anos.

6. Barbeiro (Trypanosoma cruzi – Doença de Chagas)

Barbeiro, um dos animais que mais matam

  • Número de vítimas fatais por ano: 10.000 pessoas

O barbeiro é outro vetor de uma doença bem grave. O Mal de Chagas, causado pelo Trypanosoma cruzi, usa o barbeiro como um de seus transmissores. A doença tem como principais sintomas a febre, dor no abdômen e músculos, além de um ritmo anormal para o batimento do coração.

5. Mosca Tsé-tsé (Trypanosoma brucei – Doença do Sono)

Mosca Tsé-Tsé

  • Número de vítimas fatais por ano: 10.000 pessoas

Transmissora da Doença do Sono, essa mosca é muito perigosa por ser o portador desse mal. Os sintomas dessa doença incluem sonolência intensa, febre, tremores, dores musculares e efeitos neurológicos. Isso acontece porque o parasita cresce e desenvolve dentro do ser humano até chegar ao cérebro, onde causa maiores estragos.

4. Cães

Cães, um dos animais que mais matam

  • Número de vítimas fatais por ano: 25.000 pessoas

Acredite: os cães estão em quarto lugar nessa lista de animais que mais matam. Embora amemos tanto esses bichos, alguns podem ser bem perigosos. Na realidade, o problema está na forma como são domesticados, já que a grande maioria das mortes está relacionada a cães que foram treinados para matar.

3. Cobras

Cobra, um dos animais que mais matam

  • Número de vítimas fatais por ano: 50.000 pessoas

Conquistando a medalha de bronze com 50 mil mortes todos os anos está a cobra. Esses bichos temidos por muitos realmente deixam milhares de vítimas ano após ano. Grande parte dos incidentes acontece por conta da invasão gradual do ser humano no habitat desses animais. Porém, há casos de estupidez humano na tentativa de domar as cobras, o que acaba resultado em trágicos acidentes.

2. Humanos

Humanos, um dos animais que mais matam

  • Número de vítimas fatais por ano: 437.000 pessoas

Sim, o ser humano também está nessa lista. Na verdade, dá para dizer que somos os responsáveis indiretos por várias mortes, mas a ação direta causa quase 500 mil mortes por ano. Isso inclui atentados terroristas, assassinados, execuções e muitos outros crimes cometidos pelo homem.

1. Mosquito

Mosquitos, um dos animais que mais matam

  • Número de vítimas fatais por ano: 725.000 pessoas

Os mosquitos e suas diversas variações são os animais que mais matam seres humanos. Na verdade, o fato de serem portadores ou transmissores de doenças é que faz esses bichos serem tão perigosos. Estima-se que os mosquitos sejam responsáveis por cerca de 700 mil mortes todos os anos. Porém, esse número pode ser ainda maior dependendo do tipo de doença que estamos considerando.