Redação

No próximo dia 19 (quinta-feira), às 19h, o premiado artista plástico paranaense Paolo Ridolfi inaugura a mostra individual Transfigurações, no MUMA – Museu Municipal de Arte de Curitiba, localizado junto ao Portão Cultural. Reunindo obras desenvolvidaunnamed (1)s desde 1989, a exposição permanece em cartaz até dia 09 de fevereiro, com entrada franca.

Realizada pela SIM Galeria, galeria de arte contemporânea que representa exclusivamente o artista, a mostra Transfigurações é apresentada pela Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Barigui Crédito Inteligente e da Elejor – Energia para um Mundo Sustentável e apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba e da Fundação Cultural de Curitiba.

Transfigurações tem curadoria do crítico de arte Arthur do Carmo e reúne obras de diferentes séries de Paolo Ridolfi sem, no entanto, configurar uma retrospectiva. “O recorte curatorial relaciona obras do início da carreira que possuem pertinência de questões na produção recente do Paolo. Logo, a exposição opera pela aproximação de antigas preocupações artísticas dele e seus desdobramentos no trabalho mais atual”, explica o curador. O artista maringaense, que continua vivendo na cidade do interior do Paraná, também tem obras no Museu Oscar Niemeyer e na coleção Marcantônio Villaça.

A exposição reúne obras como Céu de lata (1989), Facas (1992) ao lado de outras da série Superman (2013) e também algumas pertencentes à série Azulejos (2007-2013). De acordo com Carmo, que pela primeira vez realiza uma curadoria com as obras de Paolo, não é correto afirmar que a mostra será uma ‘linha do tempo’ com os trabalhos do artista, já que, segundo ele, Paolo opera por saltos, ou seja, o seu método instintivo de produção não o leva naturalmente de uma questão a outra como ocorre com grande parte dos artistas. “Apesar de ser possível identificar vários conjuntos ou séries em sua produção, Paolo Ridolfi se afasta de uma linearidade ou evolução, os desdobramentos instaurados por ele constroem um vácuo quase indecifrável entre uma série e outra, mas há sempre algum elemento naformalização, ou conceito dos seus trabalhos, que retorna numa outra elaboração”, explica.

Serviço

Transgressões – Individual de Paolo Ridolfi

Artista: Paolo Ridolfi

Data: 19 de dezembro de 2013 a 09 de fevereiro de 2014

Local: MuMA – Museu Municipal de Arte de Curitiba (Portão Cultural)

Rua Republica Argentina, 3430 / Tel. 3345 4056

Funcionamento: De terça a domingo das 10 às 19 h

Kariny Martins

IEME Comunicação

www.iemecomunicacao.com.br

www.facebook.com/iemecomunicacao

[email protected]

41 3253-0553 ramal 20

41 8472-3299