GANGUES DE NOVA YORK

Em 1840, o jovem Amsterdam busca se vingar do assassino de seu pai e líder de uma gangue em Nova York. No meio de sua jornada, no entanto, o jovem acaba se tornando amigo e homem de confiança do assassino, ao mesmo tempo que se apaixona por uma jovem integrante da gangue rival. Sob a precisa direção de Martin Scorsese, Leonardo DiCaprio, Daniel Day-Lewis e Cameron Diaz entregam atuações inesquecíveis em suas carreiras.

PLATOON

Charlie Sheen é um jovem recruta recém-chegado a um batalhão americano em meio à Guerra do Vietnã com a crença que irá defender seu país. No entanto, logo ele perde a inocência e começa a experimentar a violência de uma guerra sem sentido. Assim como Apocalypse Now, filme indispensável sobre o tema.

O QUE FAZEMOS NAS SOMBRAS

Faz parte do estilo de filmagem “mocumentário”, que cria uma narrativa ficcional em formato de documentário. Neste, conta-se a história de uma família de vampiros com problemas de relacionamento e que tentam se adaptar à nova rotina do mundo moderno.

GINGER & ROSA

É um daqueles filmes independentes pouco conhecidos, mas indispensáveis. Passado em Londres, em 1962, Ginger & Rosa acompanha a vida de duas amigas, que lutam por uma vida melhor em meio a ameaça de guerra nuclear. No entanto, no meio do caminho, Rosa se apaixona pelo pai de Ginger, um pacifista. A partir daí, a relação entre as duas — e entre as famílias — começa a ficar estremecida.

O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA

Um médico escocês parte para Uganda em busca de aventuras. Chegando lá, porém, ele acaba caindo nas graças do líder recém-empossado do país, um dos mais terríveis ditadores da África. Impressiona pela história e pelas atuações certeiras dos ótimos Forest Whitaker e James McAvoy.

TRAINSPOTTING

Renton é um jovem usuário de heroína que leva uma vida despreocupada, dividindo seu tempo entre o novo livro que está escrevendo e com os seus amigos viciados em drogas. Clássico da contracultura.

O HOMEM MAIS PROCURADO

Depois de ser brutalmente torturado, um imigrante de origem chechena e russa vai para a Europa em busca de uma herança. A sua súbita chegada, no entanto, chama a atenção de agências de espionagem, que passam a seguir seus passos. Baseado em um livro de John Le Carré, é o último filme de Philip Seymour Hoffman.

THANKS FOR SHARING

O péssimo nome em português (Terapia de Sexo) deve ter afastado o público, que esnobou este belo drama com Mark Ruffalo e Tim Robbins. Aqui, conta-se a história de um grupo de amigos que enfrentam dificuldades do vício em sexo e as tentativas de voltar a se relacionar. Fora do convencional, impressiona pela coragem do roteiro e pelo modo que o assunto é abordado.

LARANJAS E SOL

Uma assistente social do Reino Unido, quase sem querer, descobre um dos maiores esquemas de tráfico infantil na Europa, no qual o governo britânico deportava crianças pobres para Austrália e Canadá. História pouco conhecida e que impressiona por sua dimensão e impacto.

A CAÇA

Um professor do ensino infantil é acusado de abusar sexualmente de um aluna, de apenas 5 anos. Com o julgamento precipitado de seus vizinhos e amigos, a sua vida começa a ganhar contornos sombrios e dramáticos. Além da ótima trama, tem atuação impecável do astro dinamarquês Mads Mikkelsen (de 007 – Cassino Royale e Doutor Estranho).

O PESCADOR DE ILUSÕES

Jeff Bridges é um locutor de rádio egocêntrico e que, por causa de um comentário, acaba causando a morte de pessoas em um bar. Ele, então, desiste de sua carreira e desaba no alcoolismo. Alguns anos depois, já morando na rua, o ex-radialista acaba conhecendo Robin Williams, um mendigo que o ajuda a recuperar sua vida. Emocionante.

CLUBE DOS CINCO

Clássico de John Hughes, é um típico filme adolescente dos anos 1980. Nele, cinco alunos recebem detenção por mau comportamento e, o que era para ser um sábado de broncas e estudos, acaba se transformando em algo maior. Diverte.

O LUTADOR

Mickey Rourke é um lutador profissional que, mesmo contra indicações médicas, continua a lutar para tentar retomar seus dias de glórias dos anos 1980. No entanto, ele ainda precisa se recuperar de problemas de saúde e, principalmente, precisa consertar a difícil relação com sua filha. Emociona.

SING STREET — MÚSICA E SONHO

Filme irlandês de 2016 pouco comentado, Sing Street — Música e Sonho acompanha a história de um adolescente que se apaixona por uma misteriosa garota. Para impressioná-la, ele a convida para fazer parte do clipe de sua banda (que ainda nem existe). Além das boas atuações, conta com músicas bem executadas e que foram injustamente esnobadas no Oscar.

LOUCAMENTE APAIXONADOS

Uma inglesa está estudando nos EUA quando conhece um jovem americano, por quem se apaixona. A garota, porém, viola o limite de estadia no País, por conta de seu visto de estudante, e acaba sendo expulsa do país. A partir daí, o casal precisará enfrentar uma difícil relação à distância para manter o amor vivo. Pode parecer brega, mas é belíssimo.

AMNÉSIA

Um ladrão mata uma mulher e deixa seu marido à beira da morte. Ele, porém, sobrevive e passa a sofrer uma forte amnésia, como consequência da violência sofrida. A partir daí, ele parte numa jornada pessoas para descobrir e relembrar mais detalhes sobre o crime que sofreu. Um dos filmes mais instigantes e inteligentes de Christopher Nolan (de A Origem e Interestelar).

AMADEUS

Premiada cinebiografia dos anos 1980, Amadeus mostra a relação entre Salieri com o compositor Mozart, com quem conviveu e, com o tempo, passou a odiar. Apesar de longo, não cansa e é necessário em todos os seus detalhes. Imprescindível para quem gosta de música.

AMOR SEM ESCALAS

George Clooney é o responsável por demitir pessoas em uma grande empresa. Por isso, ele viaja todos os Estados Unidos para dar a notícia ruim. No meio de seu caminho, porém, surge uma mulher que quer mudar o formato das demissões e acabar com as viagens de Clooney. Não se engane pelo nome do filme. É muito mais do que uma simples comédia romântica.
ARIZONA NUNCA MAIS

Mais uma ótima comédia de erros dos irmãos Coen. Nesta, Nicolas Cage se casa uma policial e, pouco tempo depois, descobrem que não podem ter filhos. Sem conseguir nem ao menos adotar uma criança, eles resolvem roubar o bebê de um magnata. No entanto, logo eles descobrem que não é fácil criar uma criança — ainda mais quando bandidos buscam recuperar o bebê por causa de uma recompensa.

LIGADOS PELO AMOR

Mistura de comédia, drama e romance, Ligados pelo Amor mostra a rotina de um escritor de sucesso que fica cada vez mais obcecado por sua ex-esposa, criando problemas em sua nova família. Atuações memoráveis de Jennifer Connelly e de Greg Kinnear.