do UOL

Aquarius1Sonia Braga no filme Aquarius – Foto: Divulgação

Dezesseis longas-metragens estão na disputa para ser o representante brasileiro na briga por uma vaga entre os indicados ao Oscar 2017, entre eles “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho, “Nise – O Coração da Loucura”, de Roberto Berliner, “Chatô – O Rei do Brasil”, de Guilherme Fontes, e “O Roubo da Taça”, de Caito Ortiz, que estreia nesta quinta-feira (8).

Concorrem ainda filmes de gêneros diversos, como o drama “A Despedida”, de Marcelo Galvão, o documentário “Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil”, de José Belisario Cabo Penna Franca, a comédia “Uma Loucura de Mulher”, de Marcus Ligocki, e a cinebiografia do lutador de MMA José Aldo, “Mais Forte que o Mundo”.

Pelo menos três diretores retiraram seus filmes da lista, após polêmica com a comissão especial do Oscar, que anunciará o representante no próximo dia 12.

“Mãe Só Há Uma”, de Anna Muylaert, “Boi Neon”, de Gabriel Mascaro, e “Para Minha Amada Morte”, de Aly Muritiba, não foram inscritos como forma de protesto contra a presença do crítico Marcos Petrucelli na comissão. O jurado criticou as manifestações políticas realizadas no Festival de Cannes pela equipe de “Aquarius” – tido como favorito na disputa.

Confira a lista dos 16 filmes clicando aqui