O músico músico Gustavo Carvalho, conhecido como Iê dos Santos – Foto: EU Amo Curitiba

Um dos instrumento mais populares no Brasil agora vai ganhar um novo lugar na música popular brasileira. E ideia saiu daqui, da mente inovadora do músico Gustavo Carvalho, conhecido como Iê dos Santos, radicado em Curitiba há mais de 1o anos.

Imagine se ao tocar um pandeiro você pudesse ouvir somente o som da pele do instrumento no momento em que desejar e depois permitir que as platinelas voltem a soar novamente. Com esse recurso, um simples pandeiro pode soar como um Tambor, um Atabaque, um Talking drum, um Frame drum e por aí vai. Imaginou? E se isso já fosse possível?

Iê dos Santos, tornou isso real. Ele, que tem o pandeiro como seu principal instrumento desde 2002, teve a ideia depois de mais de 13 anos de estudo e prática com este instrumento. Iê já foi integrante por 6 anos da Orquestra a base de sopro do conservatório de Curitiba e atualmente toca no grupo de samba “5 pra uma”.

O Novo Mecanismo:

“O X Pandeiro é um mecanismo que pode ser instalado em um pandeiro comum e acrescenta ao instrumento o recurso de silenciar o som das platinelas durante o ato de tocar”, explica Carvalho, que patenteou o produto em 2005 e agora vai colocá-lo ao alcance de todos.

Ainda de acordo com o músico, o X Pandeiro pode ser instalado em um pandeiro comum que tenha compatibilidade com algumas especificações como ter 10 ou 10,5 polegadas de diâmetro, sobra de espaço entre as platinelas e o corpo do pandeiro de no mínimo 4 mm, ser composto por 5 ou 6 jogos de platinelas e ter a espessura do aro entre 5 e 8 mm.

Assista ao vídeo e leia a reportagem completa aqui

E abaixo assista ao vídeo do bate-papo no quadro Mariana Martins Fala Sério, na Banda B, com Gustavo Carvalho, conhecido como Iê dos Santos: