A partir de maio começa a circular por Curitiba o Ônibus da Cultura, do projeto Artes e Patrimônio que vai levar arte e informação de forma gratuita para todos os cantos da cidade.

Realizado pelo Solar do Rosário, o projeto conta com dois ônibus que, reformados se transformaram no Ônibus Museu e no Ônibus Palco e são as novas em unidades culturais da cidade.

O Ônibus Museu é um museu sobre rodas com painéis, fotografias, réplicas de obras de arte, tablets e televisões com conteúdo de museus curitibanos e também de todo o mundo, para ensinar e realizar oficinas artísticas.

Já o Ônibus Palco é um palco equipado para apresentações de música, teatro, dança e circo, com estrutura de som e luz completos.

Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura para toda a população, os ônibus vão fazer paradas em escolas públicas municipais, CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil), escolas de educação especial, parques, praças e Ruas da Cidadania. Percorrerão todos os bairros, contribuindo também para a formação de plateia e o sentimento de fazer parte da cidade. Crianças, em idade que despertam para a sensibilização cultural, e adultos de todas as faixas etárias serão atendidos.

De acordo com a coordenadora do projeto e Diretora do Solar do Rosário, Lucia Casillo Malucelli, o projeto prevê dois anos de duração. O Ônibus Palco mais de 380 apresentações teatrais em locais públicos nos finais de semana, espetáculos teatrais em escolas e eventos comunitários durante a semana, concertos musicais didáticos, contações de histórias e shows de danças e grupos folclóricos. Já o Ônibus Museu deve levar cultura a 48 mil crianças das escolas públicas municipais.

Para ler a reportagem completa, clique aqui