Helio de Aquino – Foto: Ale Maya

A companhia de circo-teatro de Curitiba, Comparsaria Cênica abre a Mostra dedicada ao gênero no Festival de Curitiba e apresenta onze espetáculos em parceria com a Cia Sonora de Teatro, Circo Teatro Tubinho e o Grupo de Teatro “Act Legis”. Tem histórias para todos os gostos, por isso o Eu Amo Curitiba esteve na coletiva de imprensa do Festival para bater um papo com Hélio Aquino, ator e um dos fundadores da Comparsaria, pra saber um pouco mais sobre esse projeto:

Eu Amo Curitiba (EAC): Conte para nós um pouco da história do Circo-Teatro?

Helio Aquino (HA): Aconteceu no final do século XIX fez muito sucesso no Brasil na metade do século XX e um pouquinho depois da década de 60. Na verdade os espetáculos teatrais começaram a acontecer dentro das lonas de circo e levando melodramas entre um número de habilidade e outro. E pequenos números com cenas teatrais, então atores começaram a entrar neste espaço. Aos poucos isso foi ganhando cada vez mais espaço dentro do espetáculo circense e aí começou a surgir a linguagem circo-teatro, dentro desta linguagem aconteciam os melodramas que hoje é conhecido como melodramas circense. Começaram a fazer comédias e nestas cenas cômicas, na verdade foi introduzido a figura do palhaço. Então, o palhaço que tradicionalmente fazia as entradas, as reprises do circo entre um número e outro ele começou a participar das histórias, se tornando o protagonista. As comédias de Circo-teatro tem o palhaço envolvido em várias histórias diferentes. O mesmo palhaço em todas as peças envolvido em várias situações, histórias e com personagens diferentes.

EAC: Quando surgiu o Circo-teatro Comparsas?

HA: Os Comparsas é o nome que a gente dá para os integrantes da Comparsaria Cênica para a trupe de atores. A cia surgiu em 2013, já com um desejo muito antigo meu de ter uma companhia que falasse da linguagem do Circo-Teatro. Eu iniciei meu trabalho no circo-teatro depois da minha formação como ator, entre o estudo da academia, a Faculdade de Artes do Paraná, eu trabalhei no Circo-Teatro Tubinho e dentro do circo-teatro a gente tem um grupo de atores que é praticamente uma figuração, mas que a gente costuma dizer que são quadros principais da cena que é a Comparsaria. A Comparsaria aparece em determinados espetáculos para fazer aquele grande número de pessoas em cena. E como nosso grupo Comparseria Cênica é recheado de gente, fazemos jus a esse nome.

EAC: Os textos são criados pela companhia ou baseados na histórias tradicionais?

Quer saber esta e outras repostas? Leia a matéria completa AQUI