Da SMCS

A Prefeitura Municipal de Araucária, por meio da Secretaria de Agricultura (SMAG), realizou o cadastramento de pequenos produtores da cidade para a distribuição de 100 mil mudas de morango para fins comerciais. Retomando a distribuição de mudas de morango no município, a SMAG tem como objetivo atingir cerca de 100 produtores.

(Foto: Divulgação SMCS)

A distribuição das mudas será realizada até o final do mês de junho, sendo repassadas aproximadamente mil mudas para cada produtor já previamente cadastrado. Serão 70 mil mudas da variedade San Andreas e 30 mil da variedade Monterey.

A ação visa fomentar o cultivo de morango entre os pequenos produtores do município, aumentando desta forma a produção da fruta em Araucária, que já possui aproximadamente 1 milhão e 500 mil mudas de morango plantadas.

Para a maioria dos produtores do município, como a família Filla, a produção da fruta ajuda como um complemento de renda. “É uma ajuda, quando a colheita dos grãos está parada é uma forma de entrar um dinheiro”, contou Maristela Filla, que, junto de seu marido Agostinho Filla, cultiva mudas de morango há 3 anos.

O cultivo do morango pode ser feito durante todo o ano, com ciclos rápidos de 3 meses para cada colheita. Além de aumentar o cultivo de morango, a distribuição de mudas tem como objetivo auxiliar os pequenos produtores de Araucária com uma alternativa durante o período entressafra.


No tópico: RMC