A sala do silêncio: o lugar que pode enlouquecer qualquer um em 30 minutos

Quando estamos bravos ou estressados, o que mais queremos é um minuto de paz e silêncio. Afinal, passamos o dia todo ouvindo ruídos que atrapalham a nossa concentração e contribuem para o mau humor. Porém, sabia o silêncio completo pode ser tão perturbador quanto um lugar extremamente barulhento? Prepare-se para conhecer a curiosa sala do silêncio capaz de enlouquecer qualquer um em menos de uma hora.

A sala do silêncio

Boneco na sala do silêncio.

Existe um cômodo no Laboratório Orfield, em Minneapolis, nos Estados Unidos, que recebeu o nome de a sala do silêncio. Isso acontece porque o ambiente tem um nível médio de -9 decibéis. Para uma questão de comparação, o ser humano percebe que 30 decibéis é um nível de som confortavelmente silencioso. Agora imagine o nível de ruído (ou a ausência dele) nessa sala.

Qualquer som emitido dentro desse ambiente é ouvido exatamente como ele é criado. Não há ecos, reflexões ou distorções. As chamadas câmaras anecoicas – termo que significa “sem eco” – geralmente são construídas por centros de pesquisa ou universidades com propósitos bem específicos. Essa do Laboratório Orfield, que entrou para o livro dos recordes como o lugar mais silencioso da Terra, é usada para experimentar tecnologias experimentais e componentes para equipamentos de audição.

Os sons do corpo

Mulher tampando seus ouvidos na sala do silêncio.

Para uma questão de comparação, vamos apresentar algumas referências de decibéis. Como já foi dito, 30 decibéis é considerado um silêncio confortável para a maioria das pessoas. Quando estamos em um ambiente tranquilo, como uma cidade do interior em que os únicos baralhos são o farfalhar das árvores e o canto dos pássaros, esse nível some para 40 decibéis. Já a nossa respiração possui cerca de 10 decibéis.

Portanto, quando estamos dentro da sala do silêncio, é possível ouvir bem mais do que a nossa respiração. As pessoas que experimentaram essa câmara anecoica dizem ser possível escutar o batimento cardíaco, o atrito entre a pele, músculo e ossos, e até ouvir o som do sangue correndo nas veias.

Enlouquecendo em 30 minutos

Homem na sala do silêncio.

Dentro dessa sala assustadora, sendo possível ouvir seus próprios órgãos funcionando, a maioria das pessoas começa a ter alucinações em menos de 30 minutos. Isso porque o nosso cérebro, acostumado com ambientes barulhentos, tenta preencher a nossa audição com vários sons diferentes. É isso que explica porque muitos não conseguem aguentar mais do que meia hora dentro da sala do silêncio.

Em pouco tempo, o desespero para ouvir um ruído mínimo começa a fazer as pessoas se desesperarem. Muitos pedem para sair nos primeiros minutos dentro dessa sala do silêncio. Elas geralmente argumentam que a sensação de sufoco é gigantesca e não há o que possa amenizar essa situação, se não a presença de um pouco de barulho.

E você, quanto tempo acha que conseguiria suportar dentro da sala do silêncio? O recorde mundial é de 45 minutos. Acha que aguentaria mais?

Notícias relacionadas

Os comentários estão fechados.