(Foto: Daniela Sevieri – Banda B)

 

Após um ano e meio de obras paradas, com a construção retomada em janeiro de 2017, a Unidade de Saúde (US) Jardim Aliança foi inaugurada neste sábado (27) pelo prefeito Rafael Greca. A expectativa é de que o posto, localizado na Rua José Ursolino Filho, atenda 13,9 mil pessoas dos bairros Santa Cândida e Cachoeira.

“Nós fazemos sete mil consultas por dia, totalizando 210 mil por mês. Quando, no Facebook, alguém mais atrevido vem dizer que não tem médico, eu digo que deve ter algum né… Porque para fazer sete mil consultas não há de ser por baixar o centro espírita”, disse o prefeito durante a inauguração da US.

De acordo com ele, com a atuação da nova unidade, aliada ao aplicativo “Saúde Já”, não há motivo para que haja filas para o atendimento. “As unidades terão que se esforçar para aumentar as senhas pelo aplicativo e o povo tem que largar mão de ser bobo ao vir para a fila de madrugada. Com essa ferramenta, a pessoa pode marcar a consulta sem sair de casa”, completou Greca.

Durante a inauguração, ele ainda afirmou que os moradores precisam se conscientizar de que as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) são exclusivamente para casos de urgência e emergência. “Quem vai para a UPA com dor no joelho merece ficar quatro horas sentado esperando, por burrice. A UPA é para quem está em situação urgente, que corre risco de morte. É até falta de educação você achar que será colocado na frente de alguém que está infartando, morrendo, que foi esfaqueado e precisa de socorro”.

Com 565 metros quadrados, a Unidade Jardim Aliança terá duas equipes da Estratégia Saúde da Família, com 18 profissionais atuando em todos os serviços prestados pelos demais postos da cidade: consultas médicas, de enfermagem, serviço de odontologia, vacinas e curativos.

Nova unidade atenderá a demanda?

Apesar da inauguração, para o presidente do Conselho Local de Saúde do Santa Cândida, Oscar Barros Penteado Filho, a criação de apenas uma unidade não será suficiente para suprir toda a demanda da população.

“Eu acredito que a comunidade já nasceu saturada, o número de moradores aumentou muito e logo nós precisaremos lutar por mais um posto. Mas, para todos os efeitos, a unidade Jardim Aliança vai ajudar a desafogar as demais da região, com certeza”, declarou.

A unidade começa a funcionar na próxima segunda-feira (29) e vai atender de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

UPA na CIC

Sobre os protestos pela reabertura da UPA da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), fechada desde novembro de 2016, Greca afirmou neste sábado que conseguiu garantir na Justiça a terceirização do serviço para que a unidade volte a funcionar. “Na segunda-feira nós vamos começar o processo de licitação, a ideia é abrir o mais rápido possível”, finalizou.

 

Notícia relacionada