(Foto: Divulgação/UFPR)

 

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou, na tarde desta terça-feira (14), a relação dos candidatos aprovados para a segunda fase do vestibular 2017/2018. O resultado pode ser conferido aqui.

A próxima fase será realizada no próximo dia 26 de novembro. No total, foram convocados 13.323 candidatos, entre os quais 436 treineiros (que estão fazendo o vestibular por experiência, geralmente porque ainda não têm diploma de conclusão do Ensino médio).

De acordo com o Edital 42/2017, foram aprovados os candidatos mais bem classificados na primeira fase em número referente ao triplo de vagas disponibilizadas para o respectivo curso, turno e período para o qual o concorrente se inscreveu. Dessa forma, entre os candidatos a uma vaga no curso de Jornalismo da UFPR, por exemplo, que disponibiliza 24 vagas em apenas um turno e semestre, foram selecionados para a segunda fase os 72 mais bem colocados na primeira fase.

Ainda assim, é provável que o número de convocados em cada curso exceda o triplo de vagas, uma vez que todos os candidatos que empataram na última colocação possível também foram chamados para a segunda fase.

No caso dos candidatos treineiros, foram selecionados para a segunda fase os que obtiveram pontuação igual ou superior ao do último colocado na lista de convocados de cada curso.

Os não convocados, por sua vez, são considerados eliminados do processo seletivo.

Segunda fase

O ensalamento para a segunda fase do Vestibular 2017/2018 estará disponível a partir do próximo dia 22, no site do NC-UFPR.

A prova terá foco em Compreensão e Produção de Textos e está marcada para o dia 26, a partir das 14 horas. A duração máxima é de quatro horas e trinta minutos. A abertura dos portões ocorrerá às 12h40, com fechamento às 13h30. Também na segunda fase haverá avaliação por detector de metais de todos os candidatos antes da entrada nas salas e dos que tiverem que sair durante a prova.

Comum a todos os candidatos, a prova será composta de três questões discursivas, cada uma valendo 20 pontos. Para não serem eliminados na segunda fase, independentemente da concorrência, candidatos não podem obter resultado nulo ou zero no julgamento de qualquer uma das provas.

Para alguns cursos, estão previstas ainda provas específicas e práticas. No caso dos cursos de Matemática (Licenciatura ou Bacharelado) e Estatística e Matemática Industrial, os candidatos concorrem em um Processo Seletivo Estendido (PSE), que inclui a verificação do aproveitamento dos candidatos em disciplinas ministradas no primeiro semestre do ano letivo de ingresso.

Já para concorrer a vaga nos cursos de Música (Licenciatura e Bacharelado), Design de Produto, Design Gráfico e de Arquitetura e Urbanismo, haverá Prova de Habilidade Específica.

No processo seletivo realizado em 2016, a prova da segunda fase foi realizada em 27 de novembro. As questões da prova de Compreensão e Produção de textos abordavam um resumo de texto com reescritura (10 a 15 linhas), uma dissertação curta com argumentos do candidato (10 a 12 linhas) e a elaboração de um texto argumentativo com base em uma sequência de quadrinhos (seis a oito linhas).

Resultado

A data provável para divulgação do resultado final do Vestibular 2017/2018 é o dia 12 de janeiro de 2018.