A Estrada de Ferro, que Curitiba ao Litoral, está totalmente bloqueada desde o início da manhã deste domingo (21), na região de Morretes. Parte do morro cedeu com as intensas chuvas e provocou o descarrilamento de um vagão de cargas, no quilômetro 62. Ninguém se feriu.

De acordo com informações da Rumo, empresa que detém a concessão ferroviária, o acidente aconteceu na região conhecida como São João.

O trem de turistas da Serra Verde Express que tinha a primeira viagem marcada para às 8h15 foi cancelada por causa do acidente. Por ora, os passeios de trem com destino ao Litoral do Paraná estão suspensos.

Retorno

A Banda B entrou em contato com a concessionária Rumo, que enviou a seguinte nota:

As chuvas intensas na região da Serra do Mar provocaram queda de barreira, descarrilando dois vagões carregados com soja na manhã de ontem (21), por volta das 6h. Ninguém se feriu. Equipes da concessionária trabalham no local para liberar a linha férrea e restabelecer a circulação.

A reportagem também procurou a Serra Verde Express, empresa responsável pelos passeios turísticos. Confira a nota abaixo:

Com relação à demanda deste veículo, esclarecemos que o acidente ocorrido ontem (21) na estrada de ferro que liga Curitiba a Morretes não colocou em risco, em medida alguma, o trem de passageiros operado no trajeto.

A operação turística ocorre regularmente a partir do cumprimento diário de rígido protocolo de segurança que inclui, entre outras atividades, monitoramento via satélite e  verificação antecipada das condições da via por meio de um auto de linha. Neste sentido, sempre que algo considerado anormal para os padrões da via ocorre, a circulação é imediatamente suspensa, conforme procedimentos dos dias 21 e 22 de janeiro de 2018.

Tais medidas garantem absoluta segurança no tráfego de passageiros do trem turístico que, em 20 anos de atividade, nunca registrou acidente.