(Foto: SMCS)

A Prefeitura de Araucária vai realizar uma sequência de “Oficinas de Leitura Comunitária”, de 16 a 18 de maio, em diversos cantos da cidade. Essas oficinas visam coletar informações dos moradores sobre problemas, desafios e possíveis soluções para questões do município em áreas como serviços públicos, moradia, infraestrutura, meio ambiente e outros, com objetivo de traçar um retrato da realidade da cidade. No total, serão cinco eventos, com início sempre às 18h30. Não há inscrição prévia.

As Oficinas de Leitura Comunitária fazem parte da 2ª etapa do processo de revisão do Plano Diretor de Araucária. O Plano Diretor é uma lei municipal, com base no Estatuto da Cidade, que estabelece a política de desenvolvimento do município e a expansão urbana.

A arquiteta Natália Cabrita, que faz parte da equipe de revisão do Plano Diretor, falou à Banda B sobre a importância da participação da população. “É um momento em que a gente vai trazer a participação da comunidade, para que nos traga os problemas e desafios vivenciados na cidade. O plano diretor não é feito apenas com base em questões técnicas, porque precisamos da integração das pessoas que vivem o dia a dia da cidade. Por isso, é importante a participação da população, nos contando as coisas boas, para construir um município de acordo com o que todos querem”, descreveu à Banda B.

Locais da oficina

Em 16 de maio, ocorrerão duas oficinas. Uma será na Escola Municipal Archelau de Almeida Torres (entrada pela rua José de Souza e Silva, s/nº, Iguaçu) e aberta para moradores do Campina da Barra, Cachoeira, Iguaçu, Costeira e Sabiá. Já o evento no Centro de Artes e Esportes Unificado – CEU (rua Beija-Flor, nº 1.531, Capela Velha) é voltado para moradores do São Miguel, Capela Velha, Estação e Passaúna.

Em 17 de maio, na sede da Aeciar (Avenida das Araucárias, nº 5.005, Thomaz Coelho), será a vez da participação dos moradores do Barigui, Thomaz Coelho, Chapada e Tindiquera. No dia 18 de maio, duas oficinas (uma para moradores do Centro, Fazenda Velha, Vila Nova, Boqueirão e Porto das Laranjeiras e outra específica para moradores da área rural do município) ocorrerão no mesmo local: nas Salas da Catequese da Igreja Matriz (rua Dr. Júlio Szymanski, nº 46, Centro).

 


No tópico: RMC