Protesto fecha dois sentidos do Contorno Sul de Curitiba (Foto: PRF)

 

Pela segunda vez nos últimos dias, os moradores da Vila Barigui, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), fecharam as duas pistas do Contorno Sul. Na manhã desta quinta-feira (15), dezenas de manifestantes cobram a reabertura da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da CIC, protestando contra a demora por parte da Prefeitura de Curitiba. A rodovia foi liberada às 9h de hoje.

Manifestantes saíram da UPA e foram até o Contorno Sul (Foto: Djalma Malaquias – Banda B)

Os manifestantes saíram da frente do prédio da UPA, na Rua Senador Accioly Filho, e seguiram até o quilômetro 595 da BR-376, onde efetuaram o bloqueio. “O prefeito só vem aqui de quatro em quatro anos. O nosso povo está sem assistência e não aguenta mais. Queremos respostas”, afirmou à Banda B Sebastião Fagundes, um dos organizadores do protesto.

Neide Aparecida, também presente no protesto, disse que a UPA está criando mato. “Não tem data para reabertura. Eles falam  que está reformado por dentro, mas  tem rato e mato. Estão enganando o povo da CIC”, reclamou.

A UPA da CIC está fechada há cerca de dois anos. A Prefeitura de Curitiba enviou uma nota sobre a manifestação:

A Secretaria Municipal da Saúde informa que retomou o processo de reabertura da UPA CIC em 29 de janeiro deste ano, depois de reverter na Justiça, em 24 de janeiro, a liminar que havia suspendido o edital de chamamento para qualificação das Organizações Sociais (OSs) para operar serviços de saúde, agilizando o funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Com o resultado, a Secretaria Municipal de Planejamento e Administração (Seplad) reabriu o edital de chamamento para qualificação. No momento, a Comissão de Qualificação do processo está na fase final de avaliação dos documentos das nove instituições que responderam ao edital com o intuito de se qualificarem como OSs. As que forem qualificadas poderão participar de novo processo seletivo, a ser definido em futuro edital, para escolha da entidade apta a celebrar eventual contrato para o gerenciamento da UPA CIC. Seguindo esses trâmites, a previsão é que a UPA CIC seja reaberta em maio.