(Fotos: Flávia Barros – Banda B)

 

Os meninos e meninas da ala pediátrica do Hospital Evangélico, em Curitiba, tiveram uma quarta-feira (11) especial, em uma celebração adiantada do Dia das Crianças. Uma equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) visitaram a garotada com gibis educativos e a presença ilustre de Marley, cão da corporação.

Segundo a médica Priscilla Bonatto, a surpresa agradou todas as 20 crianças que estão internadas na ala pediátrica. “Tudo o que é novidade faz bem… Elas ficaram muito empolgadas e estimuladas. Esse tipo de coisa certamente ajuda na recuperação, ainda mais que, doentinha, a meninada fica vulnerável e longe da família”, disse ela em entrevista à Banda B.

Durante a visita, os pacientes foram liberados dos quartos e brincaram nos corredores, principalmente com o Marley. “Nessa hora elas esquecem de tudo, é só alegria”, completou a médica.

Para o sargento Moura, do Bope, esse tipo de trabalho aproxima os policiais da comunidade. “Nós tiramos um tempo para mostrar a outra realidade do Batalhão para a população. Já estamos na segunda edição do livro ilustrativo que consegue, de forma lúdica, explicar todo o nosso serviço. A gente inclusive orienta os pais a não usarem terrorismo para deixar os filhos assustados com os policiais”, afirmou.

A mãe de dois pacientes, Neila Ramos, aprovou a iniciativa do Batalhão. O pequeno David, de seis anos, estava internado no hospital desde a manhã de hoje, devido a um problema sanguíneo; enquanto o irmão mais novo, de dois anos, sofreu uma crise de asma. “A visita foi muito boa para as crianças, porque elas se distraem, ainda mais com o cachorro. O David até pegou a guia e passeou com o cão pelo hospital”, contou ela. A criança adorou a oportunidade de brincar com o Marley. “Eu achei bem legal, não tive medo do cachorro não”, comentou.

Além das brincadeiras, os policiais orientaram as crianças e os familiares sobre a violência e a prevenção ao uso de drogas, além de levar dicas de segurança e outras questões como direitos humanos, cidadania e segurança pública.