Será neste sábado, em 18 postos de saúde de Curitiba o dia D da vacinação contra a gripe.
Curitiba, 23/04/2018
Foto: Valdecir Galor/SMCS

Neste sábado (12/5), acontece o Dia D de vacinação contra a gripe em todo o país. Em Curitiba, 18 unidades básicas de saúde, de todas as regionais, estarão abertas das 8h às 17h para vacinar a população que faz parte do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde (veja lista abaixo).

A campanha deste ano teve início em 23 de abril e em 18 dias imunizou 184,5 mil pessoas na cidade. Com isso, Curitiba já alcança 40% da meta total. O público-alvo da capital soma 515 mil pessoas, sendo que a meta é imunizar 463,5 mil pessoas (ou 90% do total).

O público prioritário é definido pelo ministério de acordo com a vulnerabilidade e a possibilidade de complicações no caso de contrair gripe.

“O Dia D é uma excelente oportunidade para quem faz parte do público prioritário da vacinação, mas não pode ir à unidade de saúde durante a semana”, diz o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides Oliveira.

Não esqueça o documento

Para receber a vacina, basta ir a uma das 18 unidades básicas de saúde que estarão abertas no sábado, levando um documento oficial e, dependendo do caso, a comprovação de que se enquadra no público-alvo (mais detalhes abaixo).

Oliveira lembra que, além do Dia D, a campanha continua até o dia 1º de junho, com vacinação em 110 unidades básicas de saúde, de segunda à sexta-feira, em horário comercial, das 8h às 18h.

Ele também ressalta que a vacinação não é feita em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), locais destinados apenas a casos de urgência e emergência médica.

Etiqueta do espirro

Além da vacinação para o público mais vulnerável, os cuidados com a higiene para evitar a proliferação do vírus valem para todos. De acordo com Oliveira, é preciso higienizar as mãos frequentemente com álcool gel ou lavar as mãos com água e sabonete, quando possível.

Outra dica é evitar aglomerações e locais fechados.

Se tiver os sintomas de gripe (febre, tosse, mal-estar generalizado, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, calafrios) é importante buscar atendimento médico para receber orientação sobre a necessidade de tratamento com o remédio Tamiflu.

Além disso, ao espirrar, é importante manter a “etiqueta do espirro”, para evitar o contágio de outras pessoas. “Ao tossir ou espirrar, cubra a boca com a parte interna do braço”, explica Oliveira. “Evite por a mão na frente da boca e tocar em outras superfícies, contaminando-as.”

SERVIÇO

Grupos com indicação da vacina na rede pública
O público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe é definido pelo Ministério da Saúde. Para tomar a vacina, basta ir a uma unidade de saúde e apresentar um documento oficial. Em alguns casos, é preciso apresentar também um documento que comprove que o usuário se enquadra em algum destes públicos:
– Crianças de 6 meses de idade a 4 anos, 11 meses e 29 dias;
– Idosos com 60 anos ou mais;
– Pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como trissomias, doença respiratória, cardíaca, renal, hepática e neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesidade e transplantados (se não fizer o acompanhamento na unidade de saúde é preciso apresentar solicitação ou prescrição médica com o motivo da indicação da vacina);
– Gestantes, independente do mês gestacional;
– Mulheres em pós-parto, até 45 dias após o nascimento do bebê (apresentar certidão de nascimento do bebê, cartão-gestante ou documento do hospital em que ocorreu o parto);
– Trabalhadores da saúde (apresentar declaração do vínculo de atuação);
– Professores de escolas públicas ou privadas (apresentar documento que comprove vínculo de atuação, como crachá ou declaração da instituição em que atua);
– População indígena.

Unidades Básicas de Saúde que participam do Dia D

Lista dos postos que vão abrir neste sábado (12/5) para a vacinação contra a gripe (para o público-alvo). O horário de vacinação no sábado será das 8h às 17h.

Distrito Sanitário Bairro Novo
U.S Sambaqui (Rua Roberto Dala Barba, 44, Sítio Cercado)
U.S. Parigot de Souza (Rua João Eloy de Souza, 111, Sitio Cercado)
U.S. Osternack (Rua Miguel Rossetim, 100 – Vila Osternack)

Distrito Sanitário CIC
U.S. Caiuá (R. Arnaud Ferreira Vellozo, 200, Cidade Industrial)
U.S. Oswaldo Cruz (R. Pedro Gusso, 3749, Cidade Industrial)

Distrito Sanitário Santa Felicidade
U.S Nova Orleans (Avenida Vereador Toaldo Túlio, 4577, Orleans)

Distrito Sanitário Portão
U.S Estrela (Rua Francisco Nowotarski, 78, Fazendinha)

Distrito Sanitário Boqueirão
U.S Vila Hauer (Rua Waldemar Kost, 650, Hauer)

Distrito Sanitário Cajuru
U.S Cajuru (Rua Pedro Bochino, 750, Vila Oficinas)

Distrito Sanitário Matriz
U.S Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio s/n.º, Praça Ouvidor Pardinho)

Distrito Sanitário Boa Vista
U.S Bairro Alto (R. Jornalista Alceu Chichorro, 314, Bairro Alto)
U.S Pilarzinho (R. Amauri Lange Silvério, 1251, Pilarzinho)

Distrito Sanitário Pinheirinho
U.S Concórdia (Rua Dilermano Pereira de Almeida, 700, Pinheirinho)
U.S Fanny Lindóia (Rua Condes dos Arcos, 295, Lindóia)

Distrito Sanitário Tatuquara
U.S Rio Bonito (Rua Fanny Bertoldi, 170, Campo do Santana)
U.S Caximba (Rua Delegado Bruno de Almeida, 7.881, Caximba)
U.S Moradias da Ordem (Rua Jovenilson Américo de Oliveira, 240, Tatuquara)
U.S Dom Bosco (Rua Ângelo Tosin, 100, Campo do Santana)