Foto: EBC

 

Após quatro dias de muita curtição no Carnaval, não é incomum que a Quarta-Feira de Cinzas venha acompanhada de náuseas, dor de cabeça e até mesmo vômitos provocados pelo excesso de álcool.

Na manhã pós-bebedeira é comum que surjam dúvidas sobre o que pode ou não aliviar os sintomas e, pensando nisso, a Banda B consultou o clínico geral do Hospital Vita, João Luiz Carneiro, que nos apontou mitos e verdades sobre a ressaca.

Tomar uma colher de azeite antes e depois de beber ameniza a ressaca?

Mito! Você tomar uma colher de azeite não vai te ajudar em nada para prevenir ou para melhorar a ressaca. Tem gente que diz que protege o fígado, que protege o estomago, mas não protege nada.

Intercalar bebida alcoólica com copos de água diminui a ressaca no dia seguinte?

Verdade! Se você intercalar sua bebida alcoólica (cerveja, uísque, vodca, vinho, o que for) e sempre tomar um copo de água entre eles, isso te mantém hidratado e faz o efeito da ressaca ser menor no dia seguinte.

Bebida alcoólica de boa qualidade não dá ressaca?

Mito! Álcool sempre vai dar ressaca. Claro que uma bebida de boa qualidade, vai te dar menos do que uma de péssima qualidade, mas o álcool em si sempre trará ressaca.

Engov, Eno, Epocler…medicamentos para funcionar antes ou depois. Eles funcionam?

Verdade, eles funcionam. Na verdade eles não curam a ressaca, só aliviam os sintomas. Se você está com dor de cabeça, náusea, vômito, esses remédios conseguem controlar os sintomas e vão te ajudar.

Café ou banho frio cortam os efeitos do álcool?

O banho frio dá uma falsa sensação de que vai melhorar, mas não melhora muito e pode subir um pouco a pressão. Já o café, por conta da cafeína, pode dar uma disposição maior e pode ser que melhore.

Misturar bebidas faz diferença?

Verdade! Você misturar bebidas fermentadas e destiladas pode causar um quadro de ressaca maior do que tomar o mesmo tipo de bebida.

Beber mais uma dose pela manhã cura ressaca ou é desculpa de bêbado?

Desculpa de bêbado, isso não cura ressaca não.

No dia seguinte da bebedeira, devo comer pouco?

Você precisa procurar se alimentar melhor, de preferência com uma dieta mais leve, como frutas, verduras e legumes.

Fazer exercício alivia a moleza pós-noitada?

Mito! Atividade de ressaca não ajuda em nada e pode até piorar…piorar a dor de cabeça, baixar a pressão e desidratar mais do que já está desidratado, então não é recomendado.

Beber de estômago vazio não é legal?

Verdade! Beber de estômago vazio aumenta a absorção e o efeito do álcool é muito mais rápido do que se você estiver comendo alguma coisa.

Se eu bebo pouco, ainda posso ficar de ressaca?

É verdade! Algumas pessoas têm uma chance maior de ficar bêbado ou ter ressaca mesmo com pequenas quantidades, isso é uma pré-disposição de cada pessoa, assim como algumas pessoas bebem um monte e não ficam bêbadas.

Mulheres ficam bêbadas mais rápido que homens?

Mito! Isso acontece porque a mulher está menos habituada com a bebida alcoólica e acaba ficando bêbada mais rápido, mas aquelas que estão habituadas ficam bêbadas tanto quanto o homem.

Doce corta o efeito de álcool?

Cortar não corta, mas ajuda na ressaca. A gente tem uma tendência de fazer hipoglicemia de ressaca, o açúcar cai demais, então se você comer um doce, vai prevenir essa hipoglicemia. Então o açúcar pode ajudar bastante sim.

Forçar o vômito pode ajudar a curar a ressaca?

Verdade! Se você estiver com o estômago cheio de álcool, pode ajudar um pouquinho. Não vai melhorar muito, mas traz certo alívio.