Parte de uma árvore de médio porte caiu sobre uma casa no bairro Boqueirão, em Curitiba, na noite desta segunda-feira (22). Com a queda, havia ameaçada para os moradores da casa, que fica na rua Bom Jesus do Iguapê. Eles precisaram deixar o local até a retirada dos galhos mais pesados. O Corpo de Bombeiros, equipe da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e a Defesa Civil foram até o local. Ninguém se feriu no momento da queda, durante o temporal.

O dono da casa, Éder Souza, de 52 anos, disse que a árvore é antiga e já tinha tentado autorização para podar os galhos, mas sem sucesso. “A orientação dos bombeiros é para a gente aguardar a Copel para desligar os fios em virtude da possibilidade de um curto circuito, um choque elétrico. Se voltar a chover, a árvore pode cair de vez, do jeito que tá. Teremos que encontrar um lugar para dormir hoje, é muito arriscado. Infelizmente, né, porque já tentei solicitar poda, mas não consegui”, lamentou Souza.

Além do vento, o morador acredita que a árvore possa ter sido atingida por um raio. “Pra partir ela no meio pode ter sido um raio. Mas, ela é velha, pode ter quebrado mesmo com o vento. Aproveito até e faço um apelo aqui, tanta árvore velha, a prefeitura tinha que ver essas que estão com condições precárias. Até porque com essa quantidade de chuva capaz de fazer uma vítima”, alertou.

Solicitações

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, das 18 até as 22 horas, treze solicitações de corte ou poda de árvore foram solicitadas. Os bairros mais afetados no início da noite de ontem foram Uberaba e Boqueirão. As quedas de árvore foram atendidas nas ruas Canal Belém, Carlos Essenfelder, João Soares Barcelos, Adão Picussa Netto, Willian Booth. Outras duas árvores caíram sobre as casas – na rua Antônio de Paula e Valdemar Loureiro de Campos.

Outras três situações de corte ou poda de árvore foram atendidas na região metropolitana de Curitiba – duas em São José dos Pinhais e uma em Araucária.