Exames pré-nupciais

Coluna Elas por Elas

dra Maria Leticia

exame

 

Você sabia que antes de se casar existe uma série de exames que são importantes serem feitos para que o casal comece a vida juntos com a saúde em dia? Pois é! Mesmo já tendo vida sexual ativa é importante se atentar a alguns fatores, principalmente para aqueles que planejam ter filhos!

Bom, antes de mais nada, é sempre importante manter em dia os exames de DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis antes e depois do casamento. Isso porque há doenças que muitas vezes são silenciosas e podem prejudicar a fertilidade da mulher como a hepatite, HPV, clamídia, ou mesmo ser transmitida para o filho, como a sífilis e o HIV. Muitas podem ser curadas antes do casamento ou se percebidas a tempo. Neste mix de exames tanto para ele quanto para ela estão também hemograma, urina e fezes que identificam toxoplasmose, rubéola, diabetes, colesterol, níveis hormonais e tipo sanguíneo.

Há também a possibilidade de fazer teste de fertilidade, para verificar compatibilidade sanguínea e também nível de qualidade dos óvulos e espermatozoides em caso de casais que já passaram dos 35 anos. Seu ginecologista também pode orientar a melhor forma de contracepção para casais que querem esperar um pouco antes de ter filhos. Há diferentes métodos e o médico pode ajudar a encontrar o melhor para o casal.

Para ele
– Espermograma (dependendo da idade e história pessoal);
– Exame de próstata (homens acima dos 40 anos).

Para ela

– Papanicolau;
– Colposcopia;
– Ultrassonografia transvaginal;
– Mamografia (dependendo da idade e história pessoal).

Para os dois

– Hemograma completo;
– Exames para detecção de DSTs;
– Exame de fezes;
– Exame de urina.
Dúvidas? Mande email para faleconosco@marialeticiafagundes.com.br









Notícias recentes

Os comentários estão fechados.