Uma viagem de aventura pelas quatro menores cidades do Paraná. E tudo isso a bordo de um fusca 1975, carinhosamente batizado de Gemada. Essa é a proposta ousada a ser vivida por quatro estudantes do curso de Jornalismo da PUCPR. O relato da viagem vai se transformar em um livro-reportagem, parte integrante do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos.

“A ideia é conhecermos esses pequenos centros urbanos a partir de suas peculiaridades e relação com os meios de comunicação locais”, conta Julio Cesar Glodizienski, um dos integrantes do grupo. Formado ainda por Jhonny Castro, Daphine Augustini e Rubia Oliva, a primeira incursão da equipe está marcada para o início de julho, entre os dias 2 e 12.

E para quem pensa que o trabalho será só diversão se engana. Os preparativos começaram ainda no segundo semestre do ano passado, quando a ideia começou a ganhar forma e ares de trabalho acadêmico. Serão aproximadamente de cinco mil quilômetros, cerca de 600 litros de combustível e mais de R$ 400 só em pedágios.

Para ajudar nas despesas, o grupo planejou formas alternativas de arrecadação como a venda de rifas e a organização de um “Chá de Fusca”. “A proposta do chá é, além de receber pequenas contribuições de colegas e familiares, ser um evento de despedida para a viagem”, explica Jhonny, tesoureiro oficial do grupo.

O livro-reportagem do projeto Gemada na Estrada: recortes do Paraná num Fusca deve ficar pronto até o final do ano. Depois de finalizado, a equipe tem planos de buscar patrocínio para a publicação do material.

Para saber mais, acesse o blog.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Viagem a bordo de um fusca, que irá conhecer as menores cidades do PR, é tema de livro

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.