Do Minuto Pet (Para retornar a página inicial do Blog clique aqui)

O segundo maior mercado mundial de pet e vet é brasileiro, atrás apenas dos Estados Unidos e há ainda muito espaço para crescer. De acordo com previsões da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o setor deverá atingir no país um faturamento de R$ 19,2 bilhões até o final de 2016. Trata-se de um crescimento de 6,7% em comparação a 2015.

A iminente evolução está em sintonia com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) coletados em 2013, mas processados e publicados em 2015. Segundo a pesquisa, no País, o número de famílias que criam cachorros já é maior do que o de famílias com crianças. As famílias brasileiras cuidam de 52 milhões de cães, o que dá uma média de 1,8 por domicílio, contra 45 milhões de crianças de até 14 anos. Causas demográficas e econômicas mostram que o fenômeno, similar às nações ricas, vai se acentuar daqui para a frente.

Com números tão aquecidos e promissores, milhares de pessoas terão a oportunidade de gerar negócios e conhecer novidades, tendências e soluções de conteúdo técnico-científico durante os cinco eventos voltados ao mercado de animais que acontecerão simultaneamente no Anhembi, SP, em 13, 14 e 15 de setembro de 2016. Englobam o Congresso Paulista de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais ? CONPAVEPA, as feiras internacionais VET EXPO (para veterinários) e a PET SHOP EXPO (destinada a lojistas), o Congresso Brasileiro de Estética Animal ? CBEA e o 1º Campeonato Master Groom Brasil.

Em 2015, os três dias do CONPAVEPA e da VET EXPO foram marcados pela presença de 163 marcas e mais de 16 mil profissionais vindos do Brasil e de outros países. Para 2016 a expectativa é de um aumento em 10% em relação a edição anterior. “Só de área vendidas, saltamos de 3,3 mil m2 para 3,8 m2, e a expectativa é crescer ainda mais até a inauguração”, comemora J.C. Julianelli, diretor da GLOCAL Eventos, promotora das feiras.

VET EXPO ? vitrine das principais tendências para 2016, abrange os setores clínicos, incluindo laboratórios, hospitais, consultórios e materiais cirúrgicos. Momento no qual milhares de veterinários do Brasil e da América Latina aproveitarão para conhecer as novidades do setor, dentre elas, a que se tornará hábito nos próximos anos: o estímulo à vida saudável dos animais. A segmentação dos produtos alimentares, para atender as necessidades e características específicas de cada animalzinho, também será uma das marcas registradas do evento. Em contrapartida, no mesmo local, mas com entradas diferenciadas, os responsáveis pelas compras de pet shops, supermercados e lojistas em geral terão acesso ao setor de acessórios e banho e tosa.

PET SHOP EXPO ? lançada este ano para cobrir a área de pet shops, principalmente grooming, banho tosa e acessórios. “Em todos os nossos eventos, sempre realizamos uma pesquisa com os visitantes buscando saber quais novidades eles gostariam de ver na próxima edição e a primeira resposta, para 49% do nosso público são acessórios”, comenta Julianelli.

CBEA ? Congresso Brasileiro de Estética Animal congregará todas as tendências da área. A grade de palestras abrange quatro veterinários e profissionais do mercado pet que buscam cada vez mais aprimoramento.

1º Campeonato Master Groom ? voltado a mais de 200 competidores, das sete baterias, quatro delas pontuarão para o campeonato mundial: poodle class, outras raças ou raças puras, esporte e terriers (13 e 14/09). Além das classes comercial para o dia a dia, penteados e felinos (15/09). “O CBEA e o campeonato funcionarão como uma grande plataforma de toda a cadeia vet e pet e, sinceramente, não existe momento mais oportuno que esse para reunir os esteticistas e avaliar quem são os melhores do mercado”, completa William Galharde, presidente da Associação Brasileira de Estética Animal ? ABEA, organizador do Congresso e do Master Groom Brasil.