Da SMCS

castramovel(Foto: Brunno Covello/SMCS)

Depois de esterilizar mais de 1,2 mil animais em três rodadas de cirurgias gratuitas nas regionais Tatuquara e Cajuru, o Castramóvel abrirá novas inscrições. A próxima fase vai atender novamente o Cajuru, na segunda passagem pela regional, e também a administração da Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Para cães e gatos de moradores os bairros da Regional Cajuru, o cadastramento será feito dias 11, 12 e 13 de julho, no Portal do Futuro do Cajuru, na Rua Monalisa Stefani, no Uberaba, das 10 às 15 horas. As cirurgias na região serão feitas de 19 a 23 de julho.

Os moradores da Regional CIC poderão fazer as inscrições serão nos dias 14, 15 e 18 de julho, no Bosque Tulio Vargas, na Rua Roberto Redzimsky, s/n, das 10 às 15 horas. As cirurgias serão agendadas para o período de 25 a 29 de julho.

Para inscrever os animais no programa de castração, o proprietário ou protetor deve preencher um formulário e assinar um termo de responsabilidade. Os responsáveis passarão obrigatoriamente por uma palestra, que será realizada no local e na hora da castração, para orientações e entrega de medicamentos que serão prescritos no pós-operatório.

São atendidos pelo projeto cães e gatos de famílias beneficiadas e inscritas em programas sociais como Bolsa Família, Armazém da Família e por programas da Fundação de Ação Social (FAS) da Prefeitura de Curitiba, além dos animais de protetores independentes e organizações não-governamentais.

O castramóvel é equipado com três salas para procedimentos cirúrgicos, trabalha com seis veterinários e é acompanhado de uma ambulância UTI para atendimento emergencial.

O equipamento passará pelas dez regionais de Curitiba. Protetores (as) independentes cadastrados serão informados sobre os procedimentos na sequência. Conforme previsto no edital de credenciamento, lançado em fevereiro deste ano, a Rede de Proteção Animal pretende realizar 7 mil castrações de cães e gatos até a o fim do mês de dezembro.