Para realizar vendas pelo WhatsApp, você precisa ter um produto ou serviço. No entanto, a internet oferece possibilidades incríveis, e mesmo que você não tenha uma empresa, é possível fechar parcerias, vender produtos de outras empresas e receber comissões, através de programas de Afiliados.

Após definir o produto ou serviço que irá vender, para conseguir bons resultados, é importante que você realize uma análise da concorrência, identificando os pontos fortes e fracos de outras empresas que vendem o mesmo produto ou serviço. Esta pesquisa é chamada por administradores de empresas como Análise SWOT, e tem o objetivo de identificar as forças e fraquezas dos concorrentes, e também, as oportunidades e ameaças. Para fazer esta análise é muito simples, digite no Google e no Facebook o nome do produto ou serviço, e analise o site e rede social dos seus concorrentes.

Somente a intenção de vender pelo WhatsApp não basta, você precisa ter um produto ou serviço atrativo, e para isto, é indispensável que você apresente algum diferencial em relação aos seus concorrentes. A boa notícia é: nunca foi tão fácil “espionar” seu concorrente, basta acessar o site ou página do Facebook dele.

Para quem vender pelo WhatsApp?

Com um produto ou serviço atrativo, o próximo desafio é: como criar uma base de contatos para oferecer seu produto ou serviço? O primeiro passo, é explorar a sua rede de contatos. Para otimizar seu tempo, crie uma mensagem padrão divulgando o que está vendendo e envie para todos os seus amigos.

Mas apenas isto não basta. Dependendo do que estiver vendendo, talvez seus amigos não sejam clientes potenciais. Logo, será necessário iniciar ações para divulgar seu número de WhatsApp. Você pode divulgar em grupos do Facebook o que está vendendo, apresentando seu número de WhatsApp no final da mensagem para quem desejar contratá-lo. Poderá realizar cartões de visita, materiais impressos e até divulgar na fachada da empresa o seu número de WhatsApp, e caso tenha uma FanPage no Facebook (em breve ensinaremos você a realizar) e um site, o ideal é que você divulgue apenas o número de seu WhatsApp.

Quando você divulga um número de telefone fixo, você divide o público, quando você só divulga o WhatsApp, todas as pessoas serão obrigadas a entrar em contato através deste canal, e a grande vantagem é, você ficará com este contato salvo em seu celular para realizar um retrabalho comercial em outra oportunidade.

Existem muitas ações de divulgação do seu número de WhatsApp pela internet, mesmo sem ter um site, é possível divulgar pelo Google Meu Negócio (ferramenta do Google que insere sua empresa no Google Maps), canal no Youtube, Instagram, e outras estratégias de Marketing Digital avançadas, como Google AdWords, Facebook Ads, Email Marketing, entre outras, que ao longo deste ano apresentaremos para você.

Material de Apoio

Após ter uma grande lista de contatos, o próximo passo é criar um material de apoio para divulgar seu produto pelo WhatsApp. Quando você acertar suas estratégias de Marketing Digital (geralmente você não vai acertar de primeira), você receberá muitos contatos pelo WhatsApp. Neste momento, se você tiver que responder cada pessoa individualmente, você levará muito tempo, logo, será muito importante criar um material de apoio, que pode ser um script comercial com textos prontos ou um arquivo em JPG e PDF com algumas informações chaves do produto ou serviço – na publicação do dia 06 de Fevereiro apresentaremos modelos para você.

Este material de apoio deve auxiliá-lo no atendimento, no entanto, se você só copiar e colar textos na hora de fazer o atendimento, não obterá bons resultados, pois, o que faz a diferença e gera bons resultados, é um atendimento personalizado. Lembre-se, o material é de apoio, e não para utilizar apenas ele na abordagem.

Web WhatsApp

Com um grande volume de contatos para atender, você pode não conseguir responder com qualidade pelo celular, por conta da dificuldade de escrever. Se você tiver um computador ou notebook, sugerimos que você utilize a ferramenta Web WhatsApp: https://web.whatsapp.com.

Esta ferramenta é grátis, e é muito importante para quem deseja vender pelo WhatsApp, pois, permite que você responda as pessoas pelo computador ou notebook, que apresentam teclados maiores e mais fáceis de digitar.

Horário de Atendimento

Se você deseja bons resultados, quanto mais rápido o atendimento via WhatsApp, melhor. Quem entra em contato via WhatsApp espera uma resposta rápida, assim sendo, se você demorar muito tempo para responder as pessoas, a chance de conseguir boas vendas é baixa.

Quando iniciei os trabalhos na empresa Academia Digital, ocorreram situações de eu receber uma mensagem por volta da meia noite, e por não estar fazendo nada (apenas assistindo jornal), resolvi responder a pessoa e esclarecer todas as dúvidas que a mesma apresentava. Para minha surpresa, a pessoa ficou muito feliz e admirada com as respostas rápidas apresentadas, e contratou os serviços da empresa na qual eu estava atuando. Em uma outra situação, recebi uma mensagem durante o Sábado, e resolvi atender a pessoa. Novamente, o atendimento rápido contribuiu para que eu realizasse mais uma venda.

Conclusão: quanto mais rápido você responder as pessoas pelo WhatsApp, maiores serão suas vendas. Outro ponto que considero importante destacar é que você tenha um aparelho celular exclusivo para realizar os atendimentos comerciais da sua empresa, pois, a partir do momento que este número ficar conhecido, caso você opte em não realizar atendimentos durante os finais de semana e após horário comercial, por utilizar seu telefone pessoal, as pessoas podem ficar com uma impressão negativa, por perceberem que você recebeu a mensagem e não está respondendo.

Assim sendo, recomendo que você utilize um aparelho celular exclusivo para realizar as vendas em sua empresa, desta forma, estará separando os contatos pessoais dos contatos profissionais. No meu caso, inicialmente comecei os trabalhos com meu telefone pessoal, mas devido a grande demanda de atendimentos comerciais, chegou um momento que decidi deixar o telefone pessoal para empresa, e comprei outro para poder manter apenas contatos pessoais.

Uma dica importante para empresas que apresentam vários colaboradores no setor comercial, é disponibilizar um aparelho de celular para cada colaborador. Esta ação é importante, pois, se uma pessoa começar a atender um cliente, e outro colega do setor comercial concluir o atendimento e efetuar a venda, pode ter certeza que será confusão na certa!

Aqui encerramos a segunda publicação de nossa coluna de Marketing Digital. No dia 06 de Fevereiro, apresentaremos mais dicas para você realizar vendas pelo WhatsApp, e também, um software que auxiliará você a vender via cartão de crédito ou boleto bancário, sem precisar investir em um site!

Vejo vocês na próxima Terça Feira, um Abraço!

Helton Magalhães da Cruz
Professor e Consultor de Marketing Digital
Fundador da Academia Digital

Confira o segundo post aqui.