Antes de apresentar esta resposta, vamos entender o comportamento do consumidor na Era Digital. Um estudo do Google chamado ZMOT, faz um comparativo de como as pessoas realizavam compras no passado, e como realizam compras hoje.

Em síntese, o estudo destaca que no passado as pessoas precisavam deslocar-se até uma loja física para realizar pesquisa dos produtos, o que despendia muito tempo. Se fosse uma cidade mais afastada da capital, poderia levar dias para fazer esta pesquisa. Após realizar a pesquisa, realizavam a compra e tinham uma experiência com o produto.

E hoje? As pessoas agem da mesma forma antes de comprar um produto? Definitivamente não.

O que o ZMOT destaca, é que as pessoas pesquisam na internet para obter o máximo de informações sobre o produto antes de irem até as lojas, e muitas vezes acabam comprando pela internet, por conta da comodidade, e na maioria das vezes preço mais baixo. Quando não compram pela internet, é comum o cliente chegar na loja física e ter mais informações que o vendedor. Detalhe, quanto tempo as pessoas levam para pesquisar um produto na internet? Ao contrário do que ocorria no passado, levam apenas alguns minutos.

Uma pesquisa chamada Varejo Brasil, realizada pela Boston Consulting Group (BCG), comprova que a maioria dos brasileiros não realiza compras antes de consultar a internet.

Como as pessoas pesquisam na Internet? Você pode realizar uma pesquisa na internet de diversas formas: acessando páginas das empresas nas redes sociais, blogs e canais no Youtube, sites das empresas, e, acessando o site do Google. Segundo a lista Alexa, realizada pela Amazon, ente os 50 sites mais acessados no Brasil em 2017, Google.com.br foi o site mais acessado em nosso país, e Google.com o terceiro site mais acessado. Em 2013, o Google foi responsável por 85,45% das buscas no Brasil, conforme estudo realizado pela Hitwise.

O que podemos concluir?

Que o Google é o site mais acessado do Brasil, e que antes de comprar algo, a maioria das pessoas pesquisam informações do produto neste site, logo, quem aparece na primeira página

do Google, normalmente, vai conquistar mais vendas. Este é o motivo pelo qual as campanhas no Google geram excelentes resultados.

É obvio que, muitos outros fatores devem ser levados em conta, como qualidade do site, preço e qualidade do produto oferecido, mas como um velho ditado já diz: quem não é visto não é lembrado, e se você é visto nas pesquisas do Google, a chance de aumentar suas vendas é muito grande.

E como aparecer nas pesquisas do Google?

Podemos aparecer nos resultados de pesquisas no Google de diversas formas: com uma página no Facebook, Linkedin, SlideShare, com um site, loja virtual, através do Google Meu Negócio. Normalmente, a forma mais eficaz é através de um site, loja virtual ou Google Maps.

Quais as melhores estratégias para aparecer no Google?

De forma simples, podemos destacar que é possível aparecer nos resultados de buscas através da busca orgânica (sem pagar para o Google), e através de links patrocinados (campanhas pagas). Para aparecer de forma orgânica, precisamos utilizar a estratégia SEO (search engine optimization), que pode levar meses para apresentar resultados, mas depois os resultados são duradouros e não precisa manutenção. Para aparecer com links patrocinados, é necessário realizar campanhas de Google AdWords, que geram resultados rápidos, mas é necessário realizar pagamentos para o Google.

Ambas as estratégias são importantes. Se conseguirmos trabalhar com as duas, seus resultados serão muito melhores. Na próxima semana, vou apresentar 10 Dicas de como aparecer no Google de forma orgânica, sem pagar!

Dia 20 de Março, aguardo você!

Tenha uma Ótima Semana!

Helton Magalhães

Professor e Consultor de Marketing Digital Fundador da Academia Digital

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