Você sabia que 1 em cada 3 empresas fecham antes de completar 2 anos? Este dado assustador, foi divulgado em uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas e o Sebrae. E o que levam as empresas a esta triste estatística? Geralmente, um dos motivos, é a falta de uma pesquisa de personas.

Mas afinal, o que são personas?

Personas são estereótipos do cliente ideal, ou seja, são as características das pessoas que compram seu produto. Em uma pesquisa de personas, é necessário identificar idade, sexo, região em que a pessoa mora, grau de escolaridade, hobbies, pessoas que influenciam esta persona, e o que motiva a persona a comprar o seu produto. Alguns empreendedores acreditam que tem uma ideia brilhante, investem seus recursos, e as vezes, acabam não colhendo os resultados esperados.

Por que uma pesquisa de Personas é importante?

Quando iniciei a graduação em Administração de Empresas em 2004, meu professor e coordenador do curso, Carlos Augusto Cândeo Fontanini, afirmou que “achismo não existe”. Muitas empresas fecham antes de completar 2 anos porque decisões são baseadas no que o dono da empresa “acha” que é o melhor, mas nem sempre, o que é o melhor para o dono da empresa, é o melhor para seus clientes.

Uma pesquisa de Personas é importante porque vai mostrar o que realmente o seu público alvo deseja, e quando você tem esta resposta, fica mais fácil ter sucesso em sua empresa.

Exemplo: se você realizou uma pesquisa e descobriu que o seu público alvo só pode ir até sua empresa após às 19 horas, se não houver um atendimento estendido após este horário, sua empresa perderá clientes.

Em uma loja de roupas, que após realizar uma pesquisa descobriu que a cor preferida pelas mulheres naquele ano é roxo, se esta empresa optar em comprar diversas roupas na cor amarelo, é possível que suas vendas não sejam tão expressivas, como se tivesse disponibilizado roupas com a cor roxa, que as clientes sinalizaram interesse.

Acima, apenas dois exemplos de como uma pesquisa pode auxiliar você a tomar as melhores decisões. Normalmente, empresas bem sucedidas são empresas que tomam todas as suas decisões após escutar seu público alvo.

Pesquisa de Personas é importante no Marketing Digital?

Sim. Sempre que você realizar uma pesquisa antes de realizar uma ação, a chance de sucesso é muito maior. Quer alguns exemplos de como não conhecer seu público pode prejudicar os resultados de marketing digital de sua empresa?

Se você está divulgando sua empresa no Instagram e seu público não estiver lá, você vai perder tempo e não vai colher bons resultados. Se você realiza ebooks (livros digitais) com dicas para seu público, e ele prefere ver suas dicas em vídeos, você pode perder tempo com algo que não vai gerar bons resultados. Se você fecha parceria para divulgar a sua empresa em um site que seu público alvo não acessa, dificilmente vai conquistar vendas através desta parceria.

Por outro lado… Se você faz uma pesquisa de personas e descobre quais redes sociais seu público acessa, qual dia e horário ele está conectado na internet e que tipo de informação ele pesquisa na internet, fica muito mais fácil de realizar uma estratégia de marketing digital assertiva, afinal, você vai realizar exatamente o que seu público alvo deseja.

Se você sabe que seu público alvo acessa o Facebook e Linkedin, você vai divulgar sua empresa nestas redes sociais. Se você sabe que seu público prefere vídeos, você vai começar a produzir vídeos. Se você sabe que os seus clientes potenciais acessam o site da Banda B, você vai fechar parceria pra divulgar sua empresa na Banda B. Mas estas respostas, você só terá após realizar uma pesquisa de personas.

O que devo identificar em uma Pesquisa de Personas?

Se você deseja trabalhar com Marketing Digital, você precisa saber quais redes sociais seu público acessa, quais dias e horários ele está conectado na internet, que tipo de conteúdo ele deseja receber da sua empresa, se ele prefere se comunicar com você por email ou por Whatsapp, quais são as principais dúvidas sobre seu produto ou serviço, são perguntas que você precisa realizar para seu público alvo, pois, com estas respostas, você conseguirá realizar uma estratégia de Marketing Digital bem sucedida.

Respondendo à pergunta que deu origem a esta publicação, porque é importante realizar uma pesquisa de personas? Porque você terá informações para tomada de decisões com base no que é importante para o seu público alvo, e não com base no que você “acha” que é melhor.

Quando suas decisões são baseadas em pesquisas, é difícil você errar, e a probabilidade de sucesso é muito alta.

Espero que tenham gostado de mais esta publicação! Na próxima terça feira dia 13 de Março, vou apresentar o motivo pelo qual as campanhas patrocinadas no Google geram tanto resultado.

Nos vemos na próxima terça feira! Uma Ótima Semana!

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