Olá Pessoal!

Sejam bem vindos a mais uma publicação de nossa coluna de Marketing Digital! Hoje, apresentarei dicas de como criar uma Página no Facebook para realizar muitas vendas! Porque realizar uma Página no Facebook?

O Facebook funciona da seguinte forma: de um lado, você pode ter um perfil de usuário para interagir, conversar com seus amigos e familiares. Por outro lado, para realizar um trabalho para uma empresa, embora seja possível realizar com seu próprio perfil pessoal, é importante realizar uma Página no Facebook.

Uma página no Facebook, representa sua empresa dentro da rede social, cumprindo o mesmo papel de um site, com uma apresentação mais formal e organizada das informações de sua empresa.

Como realizar uma Página no Facebook?

Você precisa ter uma conta com um perfil de usuário no Facebook. Acesse sua conta, e clique na coluna à esquerda, na opção “cria”, “página”.


Na sequência, você deve selecionar a categoria da sua empresa: Negócio local, organização ou instituição, marca ou produto, artista ou figura pública, entretenimento, causa ou comunidade.

Para pequenas empresas com atuação apenas em sua cidade, normalmente o mais indicado é selecionar a opção negócio local.

Logo em seguida, será necessário inserir o nome da página, categoria de serviços mais indicado para seu negócio, endereço, cidade e telefone para contato. Para garantir que seja autorizado a criação de sua página, recomendo que antes de preencher todas as informações, você leia as Políticas do Facebook, para ficar por dentro do que você não deve realizar em sua Fan Page.

Imagens para sua Página no Facebook

Após preencher as informações básicas de sua empresa, será necessário inserir uma foto de perfil e uma foto de capa para sua página. Para foto de perfil da página, o ideal é utilizar uma imagem com o tamanho de 170 x 170 pixels, para foto de capa, 820 x 312 pixels

Você precisa ter em mente, que a página no Facebook representa sua empresa, logo, qual é a imagem que você deseja que pessoas tenham de sua empresa? Assim sendo, o ideal é contratar um Designer para realizar as imagens, para deixar uma apresentação mais profissional.

Informações sobre a Empresa

Logo após configurar as imagens, é necessário inserir informações da empresa. Na coluna à esquerda, existem vários menus. O primeiro que recomendo que você configure, é o menu com a informação “Sobre”.

 

Nesta seção, você conseguirá informar o telefone de contato da empresa, email, endereço, site (caso a sua empresa tenha um), a história da empresa (missão, visão, valores), e também, o nome de usuário.

Dica: Como nome de usuário, o ideal é que você informe o nome da sua empresa, e caso seja possível, inserir o nome de um produto ou serviço que você oferece, pode lhe ajudar a ser localizado nas buscas do facebook, caso alguém digite o nome do produto na busca do Facebook.

Exemplo: Em uma consultoria que realizei na área de estética, defini como nome da empresa o nome da empresa, e a palavra chave Micropigmentação, pois, a empresa que realizei a consultoria, prestava este serviço, logo, a página poderia ser localizada no Facebook quando alguém digitasse o nome da empresa, e também, quando alguém digitasse a palavra Micropigmentação.

Avaliações da Página

Um dos elementos que mais influencia uma pessoa a realizar uma compra, é observar que outros clientes de uma empresa estão satisfeitos. O Facebook oferece uma opção em sua página para que seus clientes realizem uma avaliação com uma nota de 1 a 5 estrelas, destacando a qualidade de seus produtos e serviços.

Na Academia Digital, escola de Marketing Digital que sou fundador, muitas pessoas se matriculam em nossa empresa após observarem as avaliações em nossa página. Diante da importância desta prova social, recomendo que após criar a página, você entre em contato com seus clientes, e peça a gentileza de avaliarem sua página, apresentando um depoimento da qualidade de seus produtos e serviços.

 

Após conquistar um grande número de depoimentos, provavelmente outras pessoas que chegarem até sua página serão influenciadas positivamente, e poderão comprar seus produtos após terem a certeza da qualidade de seus produtos ou serviços. Como diz o ditado, a melhor propaganda que existe, é o “boca a boca”, é um cliente satisfeito, logo, crie o hábito de sempre pedir para seus clientes atuais e novos, deixarem uma avaliação e um depoimento em sua Fan Page.

Aba Configurações

Para finalizar o post de hoje, gostaria de apresentar a aba de configurações, que fica na área superior à esquerda da página.

Nesta opção, você terá diversas outras configurações disponíveis para sua página. No menu Mensagens, você consegue programar mensagens automáticas quando alguém entrar em contato com sua página, na opção Editar Página é possível selecionar menus laterais personalizados para sua empresa (voltado para compras, negócios, eventos, serviços, entre

outras categorias) incluindo recursos adicionais de acordo com o formato que selecionar, e na opção Funções administrativas, é possível adicionar pessoas para auxiliar você na administração da página, seja para responder as pessoas que entrarem em contato, seja para realizar publicações na página.

Caso você opte em colocar alguém para lhe auxiliar na administração da página, tome o seguinte cuidado: caso você opte em deixar a pessoa como Administradora da página, ela terá as mesmas permissões que você, logo, se a pessoa desejar, pode tirar você da administração e ficar com sua página. Logo, para sua segurança, pode ser melhor deixar a pessoa como Editor, ou anunciante, caso ela tenha permissão para fazer anúncios. Só deixe a pessoa que vai lhe auxiliar como Administradora da página, se ela for 100% de sua confiança, e de acordo com o que a pessoa lhe auxiliar, libere apenas as permissões específicas.

Termino aqui, mais uma publicação da sua coluna de Marketing Digital na Banda B! Espero que esteja gostando das publicações, na próxima semana, no dia 27 de Fevereiro, vou apresentar dicas do que você pode publicar em sua Página do Facebook.

Um Abraço!

Helton Magalhães da Cruz

Professor e Consultor de Marketing Digital Fundador da Academia Digital

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