Após criar uma página no Facebook, o próximo passo é alimentá-la com conteúdo relevante. Não existe sentido em ter uma página no Facebook, se você não compartilhar conteúdo, no entanto, o que publicar?

1. Dúvidas de seus Clientes

Muitas páginas realizam publicações que não geram engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos). Isto pode ocorrer caso você publique conteúdo que não é interessante para o seu público alvo. E como saber o que é relevante para o seu público? Simples, realizando uma pesquisa de personas. Se você realiza uma pesquisa e pergunta ao seu público alvo quais as maiores dúvidas sobre seu produto ou serviço, logo, você já sabe que assuntos deve publicar.

2. Vídeos Tutoriais

Muitas pesquisas destacam uma tendência de as pessoas consumirem informação através de vídeos. Em 2017, o Youtube atingiu a marca de 1,5 Bilhão de usuários. Para ter sucesso no Youtube, minha dica é: apresente tutoriais de como utilizar seus produtos ou serviços, ou ainda, dicas de assuntos relacionados que possam ajudar seu público alvo. No Youtube, o mais importante não é a qualidade do vídeo, mas a qualidade do conteúdo. Realize uma pesquisa no Youtube, e perceba que há vídeos sem uma mega produção com mais de 500.000 visualizações, logo, senão tiver uma estrutura profissional, não tem problema, preocupe-se mais com a qualidade do vídeo, e a medida que sua empresa tiver mais recursos, daí comece a profissionalizar seu vídeo.

3. Publicações Motivacionais

Fala a verdade, algum dia você já compartilhou uma frase motivacional no Facebook? Eu tenho certeza que sim. As frases motivacionais, ajudam a dar aquele up na segunda feira, sexta feira, são frases leves que normalmente tem um alto índice de compartilhamentos. Obtendo compartilhamentos de sua publicação, sua página começa a ficar mais conhecida, e naturalmente conquistar novos fãs.

4. Artigos Técnicos

De acordo com o segmento onde você estiver atuando, divulgar artigos mais técnicos, com um conteúdo mais aprofundado, será interessante. Exemplos de artigos técnicos: estudos científicos sobre a importância de realizar exercícios físicos para quem

trabalha com academias, pesquisa de mercado sobre um bairro que mais cresce na cidade para uma imobiliária, tendências de profissões que mais crescem para uma escola de profissões. Este tipo de conteúdo é ideal para quem já conhece seu produto, e está acompanhando sua página há algum tempo.

5. Infográficos

Embora seja importante em alguns segmentos divulgar conteúdos mais técnicos, caso o conteúdo seja muito extenso, é possível que as pessoas não leiam. Logo, uma ótima alternativa para apresentar o resultado de um estudo de mercado, é a utilização de infográficos, que são imagens ilustradas com a síntese de um estudo. Uma forma simples e altamente eficaz de apresentar resultados de um estudo de mercado.

6. Ebooks

Ebooks são livros digitais, que normalmente para serem baixados é necessário o usuário deixar seu email. Esta estratégia é muito interessante para criar uma base de e-mails de usuários que tem interesse em seu produto ou serviço. Normalmente os Ebooks são arquivos em PDF, com um conteúdo um pouco mais aprofundado que o Blog. Para fazer sucesso, além do conteúdo, um elemento importante é o Design do Ebook. Para divulgar o Ebook, o ideal é que você contrate alguém (ou software especializado) para realizar uma Landing Page. Uma Landing Page é uma página simples, onde, para ter o acesso ao Ebook, é necessário o usuário deixar um email.

7. Publicações do Blog

Se você está lendo este artigo, consegue perceber a importância de realizar publicações em um Blog. O blog é uma das principais formas de se relacionar com seu público alvo. Normalmente, é um conteúdo mais leve, fácil das pessoas assimilarem.

8. Benefícios do seu produto ou serviço

Embora o ideal seja você priorizar publicações em sua página do Facebook de assuntos relevantes para o seu público alvo, é importante realizar publicações mostrando os benefícios de seus produtos ou serviços. Recomendo que em torno de 20 a 30% do conteúdo publicado em sua página do Facebook tenha um apelo mais comercial, e 70 a 80% seja focado nos assuntos de interesse do usuário.

9. Depoimento de Clientes

Se a intenção é vender seu produto ou serviço, não existe nada mais eficaz do que a prova social, de pessoas comuns, dizendo que sua empresa é de confiança. E é justamente aí que entram os depoimentos. Incentivar seus clientes a realizarem

depoimentos na Página do Facebook e a realizarem vídeos para serem publicados em sua página, é algo muito importante, e pode lhe ajudar a conquistar muitas vendas!

10. Promoções

Cá entre nós, quem não gosta de uma promoção? E se nós sabemos que as pessoas gostam de promoções, é justamente por isto que ter um dia na semana oficial para divulgar as promoções de sua empresa, é algo muito importante! Mas tome cuidado, compartilhar em sua página apenas conteúdo de promoções, normalmente não será uma boa estratégia. O ideal, é ter um equilíbrio, realizando vários formatos de publicações para testar o que vai gerar o melhor resultado.

Após realizar muitos testes, os formatos que apresentarem melhores resultados, é o que você deve priorizar nas suas publicações.

Espero que tenham gostado de mais esta publicação! A primeira dica do post de hoje, recomendei que você realizasse uma pesquisa de personas para identificar quais assuntos eram mais relevantes para o seu público alvo.

Na próxima semana, dia 06 de março, este será o tema da próxima publicação: como realizar uma Pesquisa de Personas!

Nos vemos na próxima terça, um Abraço!

Helton Magalhães da Cruz

Professor e Consultor de Marketing Digital Fundador da Academia Digital