Foto: WWF Brasil

O nosso Planeta pede socorro. A biodiversidade ameaçada com tantos fatores de impactos negativos, trazem a nós uma reflexão sobre as nossas decisões e aquilo que queremos para o nosso habitat.

Queimadas, redução das florestas, desmatamento, aquecimento global, desequilíbrio, animais em extinção. Quer mais? Exploração animal, caças e ações irracionais do homem! Mas há também algo bom e isto deve ser disseminado e proposto como solução.

Com tudo que temos vivido em relação ao nosso planeta, é preciso buscar uma solução. Tenho a percepção de que temos que agir em prol de um planeta melhor. Plantar uma árvore em casa, um pomar, buscar trazer a natureza ao nosso redor, ser mais pró ativo em nosso dia a dia, cuidarmos de nossos animais, incluindo a castração animal, em especial de cachorros. Assim aliviamos o sofrimento dos mesmos, bem como de doenças transmitidas. Temos que dialogar com a sociedade, poder público e afins.

Sempre gosto de citar o belo exemplo do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, que além de cuidar e tratar de animais apreendidos pelo tráfico de animais, ajuda mais de 30 instituições que colaboram com os animais e a biodiversidade. Exemplos como este devem servir para que saibamos que existem pessoas que são solicitas com o Planeta. Parabéns ao Parque das Aves por ser brilhante em tudo. Quando for a Foz do Iguaçu não esqueça que além das Cataratas você mais um motivo a visitar, além da beleza dos animais!

E falando de Aves, como é maravilhoso você poder acordar com o canto dos pássaros. Como a biodiversidade de forma equilibrada traz ao ser humano uma vida melhor, mais feliz e alegre. Vamos reconstruir aquilo que perdemos e se temos, vamos valorizar. Uma semana abençoada e sustentável a todos!

*Evandro Razzoto  é coordenador de Ciência e Tecnologia da SETI – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Governo do Estado do Paraná. Professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.