Todos que atuam na profissão de vendas sabem que as objeções são inevitáveis. Elas aparecem com muito mais freqüência para os vendedores que tem por hábito apresentar os produtos e as condições de negócio antes do cliente estar pronto para ouvir.

O que todo vendedor deveria ter consciência  é de que as objeções não significam necessariamente que ele vai perder a venda. Ao fazer uma rápida analise você irá observar que na maioria das vendas as pessoas começam dizendo não e terminam dizendo sim.

O que faz o vendedor perder a venda é o fato de não saber lidar com as objeções de maneira positiva. Todos sabemos que adquirir conhecimento sobre a empresa e tudo que a envolve é a base que sustenta a argumentação do vendedor. No entanto a habilidade de dialogar e interagir com o cliente é a essência para se ter sucesso ao lidar com objeções.

Objeções é um termo muito comum para os profissionais de vendas. Se você  observar com mais cuidado verá que elas aparecem no dia-a-dia de qualquer pessoas. Você está frente a uma objeção :

  • Quando alguém não concorda com o seu ponto de vista;
  • Quando alguém contradiz o que você acabou de falar;
  • Quando você diz a seu gerente que não está conseguindo vender porque o concorrente esta com preços bem melhores que os seus;
  • Quando você pede para alguém ser seu aval e este oferecer uma desculpa para não ser;
  • Quando você pede uma carona e a pessoa oferece um motivo para justificar que não pode;
  • Quando você pede aumento de salário e seu chefe lhe diz delicadamente – não temos verbas este ano.

Toda vez que você estiver se preparando para obter a concordância de alguém passe a considerar todas as barreiras que surgirem como uma objeções e lide com elas.

O vendedor para ter sucesso ao lidar com as objeções ou opiniões contrárias precisa fazer uso de técnicas de comunicação que o ajude a mudar a atitude do cliente de objeção para aceitação.

Por não fazer uma analise mais detalhada a maioria dos vendedores acreditam existir uma quantidade muito grande de objeções. O que nos dá a sensação de que existem muitas objeções é que as pessoas para dizerem as mesmas coisas usam palavras e frases diferentes.

Para ler essas e outras dicas acesse o site do Instituto Supra, ou clique aqui