atendimento é a qualidade de anfitrião que o vendedor deve ter para acompanhar e persuadir a psicologia do comprador. O Vendedor lojista tem pouco tempo para buscar informações sobre as necessidades e desejos de consumo de seu potencial cliente, o que reduz sua capacidade de persuasão. Com base na qualidade da recepção do vendedor é que o cliente poderá decidir se esse funcionário pode ajudá-lo no compra.

Na venda interna temos uma condição um pouco diferente: O cliente que entra na loja tem um interesse por algum produto ou serviço que supõe aquele estabelecimento ter. Se pudéssemos fazer uma escala percentual do processo da venda diríamos que 70% está feito. Faltam 30%.

I___________________70%____________________I______30%__________I

DESPERTAR O INTERESSE                                                     COMPLETAR  A VENDA

Tanto isso é verdade que a maioria dos grandes vendedores lojistas têm dois objetivos:

  • Conduzir a venda para produtos mais caros.
  • Fazer  venda adicional ao pretendido originalmente pelo cliente.

 

A grande maioria dos especialistas de varejo diz:

“O novo consumidor quer decidir sobre sua escolha sem ser pressionado para isso. E mais, se ele puder circular, ver, tocar, experimentar, provavelmente comprará mais que o previsto quando entrou na loja. É o efeito positivo do auto-serviço.

Isso está baseado no conceito de que as pessoas não sabem exatamente o que podem querer. Como consumidores, queremos algo mas não sabemos o que. Ou sabemos exatamente o que queremos mas não sabemos se podemos comprá-lo.

O Consultor vendas será sempre útil e bem remunerado. Em produtos que precisam ser experimentados ou combinados com outros itens ( Ex.: roupas, decoração.) ou produtos que são necessárias informações técnicas para melhor decisão do comprador ( Ex.: eletroelectrônicos , ferramentas etc.).

A função de consultor de vendas  lhe permite recomendar, sob o ângulo do especialista no assunto.

Afinal, como consigo ser percebido como consultor de vendas pelo cliente que acabou de entrar na loja?

  • Em primeiro lugar você deve de fato ser um especialista . Conhecer os produtos que vende com profundidade é o caminho do sucesso. Se são muitos os produtos, saiba tudo sobre os produtos chave; e no que se refere aos outros restantes, aprenda como buscar as informações sobre eles no momento que precisar.

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