Na última semana houve uma operação da Secretaria de Segurança Pública para cumprir mandados de prisão. Até aí nada de mais, se não fosse o que foi relatado na entrevista concedida após a operação, onde foi citado que um dos presos cometeu 47 violações entre janeiro e fevereiro de 2016 e somente agora foi preso, no mínimo 40 dias após o último crime realizado e acompanhado a distância sem que nada fosse feito.

tornozeliraA justificativa é que após constatar uma violação da tornozeleira, é realizado uma comunicação ao poder judiciário e aí ficam no aguado de um posicionamento da “justiça”, que após analisar o pedido toma alguma providência, sendo que uma delas é a expedição de um mandado de prisão e aí a polícia vai ver uma agenda para planejar uma operação.

Se não fosse em nosso país isso seria um escandalo, e com certeza “cabeças rolariam” pela imcompetência, mas aqui é apenas mais uma informação rotineira e dada como se fosse algo normal e até banal.

Infelizmente essa operação só vem constatar o que todos já sabem, a segurança em nosso país e em nosso Estado é uma piada, e piada de mal gosto pois quem fica com a “conta” no final é sempre o cidadão de bem, que agora também está sendo roubado por presos monitorados pelo Estado.

Uma pergunta que gostaria que tanto os integrantes do sistema penitenciário, da SESP e dos integrantes do poder judiciário me respondessem.

Porque ao ser concedido a liberdade assistida através do uso da tornozeleira eletrônica, não se faz constar que em caso de interrupção do sinal ou constatação de circulação fora do horário ou locais especificados, e como constatado, o cometimento de crimes, a prisão é automática e que não há a necessidade de se esperar uma “burrocracia” que nada mais faz que dar tempo e condições para que os marginais executem mais crimes sem dar importância para os que os estão monitorando, pois tal ação demonstra que os operadores do sistema estão totalmente impotentes, pois sabem das falhas que o sistema tem, assim como os que usam as tornozeleiras.

E nunca esqueçam que prevenir é sempre o melhor remédio.

Para acessar outras dicas acesse www.coronelcosta.com.br