Todos os dias presenciamos cenas de violência contra pessoas idosas ou ouvimos relatos sobre o assunto.

O mundo mudou e continua num rápido processo de evolução, onde um grande volume de pessoas está chegando a terceira idade com muito vigor e com uma estrutura financeira que lhes proporciona um bom padrão de vida.

Na contra mão desta melhora da qualidade de vida, está à diminuição da qualidade da segurança em nossas cidades, pois a falta de planejamento e investimentos nessa área em nosso país esta proporcionando um aumento considerável nas ações dos marginais, que certos de sua impunidade estão a cada dia, mais audaciosos e violentos.

E um dos alvos desses marginais são as pessoas mais idosas, pois pela própria cultura que os mesmos têm de sua formação, muitos tem ainda o hábito de terem em suas bolsas ou carteiras, dinheiro em espécie.

E os marginais sabedores disso os escolhem para serem vitimas de seus roubos.

Por isso é fundamental que essa geração aos poucos vá se adaptando com as tecnologias existentes e em particular o uso do ¨dinheiro digital¨, pois assim em caso de um roubo os mesmos percam apenas o dinheiro que estiverem carregando, mas que o restante esteja protegido e depositado no banco.

O uso do cartão de débito e de crédito é o maior aliado contra os marginais, pois a partir do momento que perceberem que as suas vitimas em potencial estão com pouco dinheiro em espécie, com certeza irão diminuir os ataques contra eles.

Agora como estamos chegando ao período de pagamento das aposentadorias, é primordial relembrar alguns cuidados a serem tomados aos irem sacar o dinheiro no banco.

– Nunca peçam auxilio a pessoas estranhas, procurem em caso de necessidade de ajuda, um funcionário do banco devidamente identificado;
– evitem sacar toda a aposentadoria, retirem apenas o necessário para suas necessidades pessoais e utilizem cartões de débito e de crédito para pagar suas contas e compras;
– se possível vá sempre acompanhado até o banco para efetuar o saque, isso irá diminuir o risco de um assalto.

Nunca esqueçam prevenir é o melhor remédio.

Para outras dicas de segurança, acesse www.coronelcoista.com.br

* O Coronel Jorge Costa Filho é consultor em segurança. Formado em Administração de Empresas, tem doutorado em Segurança Pública. Profissional experiente, já comandou a Polícia Militar em Curitiba