segurancaO ideal sempre que possível é planejar a infraestrutura de segurança quando se estiver construindo ou reformando o imóvel.

Pois é nessa fase que se pode efetuar um bom projeto e deixar toda a infraestrutura pronta para não ter que quebrar paredes para se fazer novas tubulações quando for implementar a instalação do sistema de segurança.

Procure eliminar pontos que facilitem o acesso, tais como grades com desenhos que facilitem a escalada; lixeiras próximas ao muro que sirvam como degraus para “ladrões”; muros em aclive, terminando no telhado também servem para facilitar o acesso de marginais; se o muro for baixo, complemente com grades e cerca elétrica, não se esquecendo de seguir as normas técnicas; coloque um sensor de movimento com acionamento de luz, assim ao achegar em casa à noite e parar em frente ao portão a luz será acionada e “luz” sempre foi e será inimiga dos marginais.

Mas como a maioria das pessoas só lembram da implantação dos sistemas de segurança quando a obra já está pronta, ou constatam os problemas ao mudar e constatar que não há nenhum sistema de segurança instalado, percebem que terá alguns transtornos para poder instalar uma estrutura de segurança de boa qualidade.

Atualmente, graças aos avanços tecnológicos esse tipo de problema está cada vez mais fácil de resolver, pois já existem vários equipamentos que podem ser instalados sem a necessidade de cabos, ou seja, usam tecnologia para transmitir o sinal, quer seja dos sensores ou das Câmeras via wifi.

Assim os que tiverem um imóvel que não tem infraestrutura planejada para a segurança podem se beneficiar dessa tecnologia, porém, recomendo que procurem um consultor na área de segurança para lhes indicar produtos confiáveis para não terem dissabores ao concluírem o investimento na estrutura de segurança e não ficarem satisfeitos com o resultado final.

E nunca esqueçam PREVENIR é sempre o melhor remédio. Para ver outras matérias, acesse [email protected]