Todos os que constroem uma casa ou fazem uma reforma com certeza sempre tem o cuidado de escolher materiais de boa qualidade, mas infelizmente nem sempre o que compramos e pagamos vem com a qualidade que nos prometem ao oferecer o produto.

E um dos pontos mais importantes numa casa são as PORTAS, pois é o que controla e impede o acesso de pessoas que não se deseja que entrem no imóvel, em particular os ladrões.

Por isso solicito aos leitores que deem uma olhada nas portas de seu imóvel, em particular as externas e vejam com cuidado os caixilhos.

Ao analisarem com cuidado verão que a espessura entre o local onde entra a lingueta da fechadura ate o termino da madeira e em media de 1 cm, ou seja, perceberão ser esse o ponto mais frágil de toda a casa e que um homem sem muito esforço conseguira arrebentar literalmente o caixilho e ter acesso ao seu imóvel.

O QUE FAZER??

Como sugestão, indico a substituição do caixilho por um de madeira maciça ou substituir por um de metal e nos casos em que tal ação se comprovar inviável poderá ser solicitado a um serralheiro que faca uma cantoneira com chapa de aço de 2mm que terá em média as seguintes medidas. Altura 2,10m por 13cm de largura a altura e que revista o local onde e colocado a lingueta sendo que na parte da dobra ficara entre 3 e 4 cm e o complemento 9 e 10 cm.

Devera também ser fixada com 4 parafusos na parte mais estreita e com 4 parafusos na parte mais larga. Com isso a resistência de seu caixilho apesar de ser de madeira, com esse reforço será como se o mesmo fosse de aço.

Se tiverem câmeras de segurança após instalarem as mesmas as protejam com uma caixa de segurança a fim de impedir que os ladrões as danifiquem ou as roubem.

Também nos portões de acesso deve ser feito uma trava para impedir que os ladrões levantem o portão e possam abrí-lo.

Da mesma forma se houver um portai de acesso para pedestres, o qual com certeza em virtude da facilidade de entrar pelo potro eletrônico deve ser colocado um cadeado, pois a fechadura em caso de roubo também pode ser facilmente forçado e aberto.

Se tiver alguma dúvida ou alguma pergunta, mande para o meu e-mail[email protected]

* O Coronel Jorge Costa Filho é consultor em segurança. Formado em Administração de Empresas, tem doutorado em Segurança Pública. Profissional experiente, já comandou a Polícia Militar em Curitiba