Todos os dias são noticiados furtos e roubos e as principais vitimas são as mulheres, já que a probabilidade de uma reação é menor, as mesmas se tornam um alvo fácil, principalmente se estiverem sozinhas.

Outro fator que corrobora para esse aumento da violência é o descrédito na Segurança Pública, pois é raro encontrar alguém que se disponha a ir até uma Delegacia e ao lá chegar constatar que a estrutura disponibilizada é precária e a probabilidade de ao menos alguém ser designado para investigar o seu caso é praticamente nula, pois há um grande volume de casos registrados, porém, a quantidade de agentes é mínima.

Por isso as estatísticas nunca são confiáveis, já que apenas quem necessita do Boletim de Ocorrência para comprovar junto ao seguro ou em decorrência de uma necessidade profissional se sujeita a fazer o registro, pois tem ciência que é apenas formalidade legal.

Diante de tal realidade a única solução é a prevenção, por isso as mulheres em particular devem tomar alguns cuidados ao andarem a pé ou de carro em nossa cidade para que possam ter um pouco mais de segurança.

Ao andarem de carro:

– De preferência mandem instalar um insulfilm nos vidros do carro, pois isso dificulta a visão do marginal para saber quem está ao volante e se está sozinha ou não;
– Evitar andar com os vidros do carro aberto, pois isso facilita a ação dos marginais;
– Evitar deixar bolsas em cima dos bancos ou do painel do carro, as coloque no chão do carro, pois isso dificulta a visão dos marginais e não lhe chama a atenção;
– A noite principalmente se perceber que o sinal a sua frente está fechado, reduza a velocidade até chegar ao cruzamento, em muitos casos você perceberá que fazendo isso irá diminuir o tempo em que o seu carro irá ficar parado e consequentemente diminuirá o seu risco.
Ao andar a pé:
– Evitar andar falando ao celular, pois estará mais desatenta e será um alvo em potencial;
– Segure sua bolsa a frente de corpo e com o zíper também para a frente;
– Sempre que possível evite andar com muitas sacolas.
– Procure sempre andar por locais mais movimentados, mas ao mesmo tempo evite locais com muita aglomeração, pois os marginais adoram esse locais para cometer furtos.

Para acessar outras matérias acesse www.coronelcosta.com.br

* O Coronel Jorge Costa Filho é consultor em segurança. Formado em Administração de Empresas, tem doutorado em Segurança Pública. Profissional experiente, já comandou a Polícia Militar em Curitiba