Essa é a realidade que todo cidadão anseia e em especial os empresários, pois a segurança dependendo da atividade pode ter uma influência significativa nos custos finais dos produtos.

Imaginemos uma situação onde ocorra um roubo ou um furto.

Se for um assalto, além dos danos materiais, onde os prejuízos podem ser insignificantes ou altamente comprometedores para o desempenho da produtividade, havendo ainda o risco de que algum funcionário possa vir a sair ferido e nos casos mais graves até morrer durante o assalto. Tal realidade apesar de ser assustadora, vemos diariamente nos noticiários e o pior é que em muitos caos as iniciativas para se investir na segurança da empresa e dos funcionários somente são tomadas após o crime ocorrido.

Da mesma forma no caso de furto, se for um furto simples onde não há danos ou um furto qualificado onde há danos decorrentes da ação dos marginais, os produtos ou objetos furtados também podem vir a comprometer a rotina da empresa e até ser responsável por atrasos nos compromissos firmados.

Mas apesar de ser uma preocupação real e constante com o patrimônio, a maior preocupação do empresário hoje é com a segurança de seus funcionários, pois eles são o maior bem de uma empresa.

Porém, está cada dia mais difícil definir e escolher quem se contrata, pois o contratante estará mostrando as fragilidades da empresa, por isso é fundamental antes de se contratar um especialista em segurança, verificar os seus antecedentes e o seu histórico, para ao contratá-lo ter a certeza de estar contratando um profundo conhecedor da área de segurança, bem como alguém em quem se possa confiar plenamente.

Tal recomendação deve ser observava também para quem for investir na segurança de sua casa ou de seu condomínio.

Hoje com a popularização das redes sociais, está mais fácil fazer uma pesquisa e descobrir informações do profissional que está sendo analisado para a função.

Outra dica é que o Consultor de Segurança seja independente, pois assim o seu Projeto de Segurança será feito com total imparcialidade, pois os que atuam vinculados a empresas de segurança acabam por direcionar tanto os equipamentos como os serviços para a empresa na qual trabalham.

Apesar de não haver nada de ilegal ou imoral nisso, ao se atuar com um Consultor independente, ele poderá ao final do processo lhe assessorar na escolha do melhor prestador de serviço se for o caso, bem como o auxiliar a diminuir os custos da implantação do projeto como um todo.

E nunca esqueçam. PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO.

Os investimentos realizados em segurança quer seja no patrimônio mas principalmente juntos aos seus colaboradores, refletirá numa melhora da produtividade, pois os funcionários com certeza trabalharão mais tranqüilos sabedores de que o “patrão” está preocupado com eles.

A Segurança bem feita é algo intangível e imensurável, pois se for bem feita ninguém ira perceber, mas se for falha, com certeza todos saberão.

Se tiver alguma dúvida ou alguma pergunta, mande para o meu e-mail[email protected]

* O Coronel Jorge Costa Filho é consultor em segurança. Formado em Administração de Empresas, tem doutorado em Segurança Pública. Profissional experiente, já comandou a Polícia Militar em Curitiba