coronelApesar de muitos acharem que isso não acontece mais, ainda temos muitas pessoas que estão caindo no golpe do falso Agente de Modelo. Como funciona o golpe. Um homem ou mulher se aproxima da vitima e começa a elogiar sua aparência e a dizer que tem um grande potencial para atuar como modelo no exterior, e que é um caçador de talentos.

A parir do momento que a vitima demonstra interesse, começa a falar dos grandes ganhos financeiros que ela ou ele irão ter quando estiverem desfilando no exterior. E é nesse comento que começa a se concluir o golpe. Como a pessoa geralmente não tem um curso de modelo, o golpista diz que a mesma terá que fazer um curso e que também terá que providenciar passaporte para poder embarcar para o exterior o mais rápido possível porque já tem um desfile agendado e que para isso a pessoa interessada terá que arcar com alguns custos iniciais, mas que tão logo faça o desfile já irá recuperar tudo que investiu e ainda irá sobrar um bom dinheiro.

E quando a pessoa consegue o dinheiro e o entrega para o golpista, ele some e a vitima fica apenas com a frustração, a vergonha e o prejuízo.

COMO EVITAR CAIR NESSE GOLPE?

Caso seja abordada(o), peça um cartão da pessoa, mas não forneça nenhuma informação sua. Pesquise se a pessoa que está com o nome naquele cartão, pertence realmente a uma agência de modelos e verifique na agência se realmente aquela pessoa é funcionário dela.

Vá pessoalmente até a agência, pois se for realmente um caçador de talentos, terá um escritório montado e não se esqueça de verificar se há outras pessoas já agenciadas. Verifique no PROCON se tem alguma reclamação contra aquela pessoa ou aquela agência.

Não se sinta desconfortável ao fazer isso, pois é um direito seu, pois é a sua vida que está em questão. E uma empresa séria nunca irá pedir dinheiro adiantado. Fique esperto, se pedirem dinheiro, é um grande indício que está caindo num golpe.