In troubles - unhappy woman in car Estacionei o carro. Estou seguro?

Quando se está andando de carro, ao estar em seu interior, é comum o motorista se sentir seguro, pois uma boa parte dos veículos hoje conta com películas escuras para dificultar a identificação dos ocupantes e dessa forma dificultar a ação dos ladrões.

Além da película, os veículos a cada dia estão com sistemas de segurança mais sofisticados e está cada vez mais difícil para os ladrões conseguirem abrir ou ligar os veículos.

Mas a tecnologia ao mesmo tempo em que deixou os veículos mais seguros acabou por colocar em risco os motoristas, pois como é muito difícil abrir e ligar um veículo que esteja estacionado, os marginais passaram a praticar os roubos quando os motoristas estão estacionando o veículo ou quando chegam para irem embora.

Esse é o momento mais perigoso para o motorista já que é muito difícil identificar quem é ou não um marginal.

Por isso é muito importante que todos os motoristas tomem algumas precauções, tais como: evitar estacionar o veículo em locais escuros ou onde não haja muita circulação de pessoas; procurar estacionar o veículo em estacionamentos, pois é preferível arcar com os custos do estacionamento a ser vitima de um assalto; quando estiver chegando ao local onde irá estacionar o veículo procure observar as pessoas que estão próximas e se desconfiar é melhor procurar outro local a arriscar a abordagem de um ladrão;

Ao ir embora, ao se deslocar para o carro vá observando as pessoas próximas e se desconfiar de algo não chegue no carro, passe direto e observe com mais atenção o comportamento das pessoas que você achou suspeita e se mesmo assim não se sentir segura ligue para o 190 da Polícia Militar, informe o ocorrido e solicite a presença de uma viatura para lhe dar segurança. É melhor perder um pouco de tempo do que correr um risco que pode ter consequências indesejáveis.

O que fazer se roubaram seu carro?

Tão logo tenha condições ligue para o 190 e relate o ocorrido, pois assim a informação de seu veículo será repassada para todas as equipes de serviço. É também necessário fazer um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.

Você pode também registrar o roubo ou furto no SINARF da Polícia Rodoviária Federal através do site www.prf.gov.br/PortalInternet/alerta.faces .

Se você está suspeitando de um veículo e quer saber se ele é roubado ou não, faça a consulta no site www.delegaciaeletronica.pr.gov.br/ e procure “Consulta Furto de Veículo”, mas para isso é importante anotar corretamente a placa do veículo.

Mas nunca esqueçam que PREVENIR é sempre o melhor remédio. Para ver outras dicas de segurança, acesse www.coronelcosta.com.br